Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com Undime, Congemas e Conasems.

A iniciativa Busca Ativa Escolar (BAE) é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.
O UNICEF e seus parceiros aproveitam os recentes avanços tecnológicos para conectar os gestores de diferentes setores públicos (Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros), que são encorajados a criar equipes intersetoriais para analisar as causas da exclusão, encontrar soluções para superar cada uma dessas barreiras e, por fim, reintegrar essa criança ou esse adolescente à escola, garantindo a permanência e a aprendizagem.
A BAE permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, foi desenvolvido o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências, para apoiar governos estaduais e municipais na garantia do direito à educação de cada criança e cada adolescente em situações de calamidade pública e emergências, tais como pandemias – a exemplo da causada pela covid-19, desastres naturais e outras.
A Busca Ativa Escolar conta com a adesão de 3.500 municípios e 22 estados brasileiros. E, entre 2018 e 2023, a iniciativa levou mais de 193 mil crianças e adolescentes de volta para a escola.
Para a BAE, o UNICEF conta com os parceiros estratégicos B3 Social, BRK Ambiental, EDP, Grupo Profarma, Itaú Social, NEOOH, com o parceiro Bracell e o apoio de Oriba.
A BUSCA ATIVA ESCOLAR TEM COMO FOCO

Usar tecnologia para garantir o direito das crianças e dos adolescentes à educação.

Conectar diferentes setores públicos dentro de um município, bem como ONGs e sociedade civil, para ajudar a levar meninas e meninos de volta à escola.

O QUE MAIS PLANEJAMOS FAZER?
- Prover assistência técnica a mais municípios para ampliar a Busca Ativa Escolar e encontrar mais meninos e meninas que estão fora da escola.
- Investir na formação de adolescentes para que sejam agentes da Busca Ativa Escolar nos bairros em que vivem, contribuindo para encontrar e levar para a escola mais crianças e adolescentes.
- Produzir materiais de divulgação e histórias de vida de crianças e adolescentes que voltaram para a escola, com o objetivo de engajar toda a sociedade na Busca Ativa Escolar.
Saiba mais e veja como participar em http://buscaativaescolar.org.br