Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com Undime, Congemas e Conasems.

professora leva aluna para a sala de aula
UNICEF/BRZ/Raoni Libório

A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

O UNICEF e seus parceiros aproveitam os recentes avanços tecnológicos para conectar os gestores de diferentes setores públicos (Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros), que são encorajados a criar equipes intersetoriais para analisar as causas da exclusão, encontrar soluções para superar cada uma dessas barreiras e, por fim, reintegrar essa criança ou esse adolescente à escola, garantindo a permanência e a aprendizagem.

A Busca Ativa Escolar permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

A BUSCA ATIVA ESCOLAR TEM COMO FOCO

ícone mostra pessoa em frente a um computador

Usar tecnologia para garantir o direito das crianças e dos adolescentes à educação.

ícone mostra organograma

Conectar diferentes setores públicos dentro de um município, bem como ONGs e sociedade civil, para ajudar a levar meninas e meninos de volta à escola.

ícone mostra um livro aberto
Dar às crianças e aos adolescentes a chance de estar na escola, estudar e prosperar.

O QUE MAIS PLANEJAMOS FAZER?

  • Prover assistência técnica a mais municípios para ampliar a Busca Ativa Escolar e encontrar mais meninos e meninas que estão fora da escola.
  • Investir na formação de adolescentes para que sejam agentes da Busca Ativa Escolar nos bairros em que vivem, contribuindo para encontrar e levar para a escola mais crianças e adolescentes.
  • Produzir materiais de divulgação e histórias de vida de crianças e adolescentes que voltaram para a escola, com o objetivo de engajar toda a sociedade na Busca Ativa Escolar.

Saiba mais e veja como participar em http://buscaativaescolar.org.br

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações.