Cooperação Sul-Sul
Parcerias globais para assegurar os direitos de cada criança e cada adolescente em todo o mundo.

A Cooperação Sul-Sul é definida pelas Nações Unidas como um processo em que dois ou mais países em desenvolvimento buscam atingir objetivos comuns ou individuais por meio do intercâmbio de experiências, conhecimentos, habilidades e recursos. Para tanto, esses países formam parcerias que podem envolver governos, sociedade civil, universidades, empresas, bem como outras instituições nacionais, regionais ou internacionais. Quando a parceria é facilitada por um organismo multilateral ou país desenvolvido, fala-se em Cooperação Sul-Sul Trilateral.
O UNICEF reconhece a Cooperação Sul-Sul como uma poderosa ferramenta para a promoção do bem-estar e dos direitos de crianças e adolescentes em todo o mundo e acredita que o compartilhamento de boas práticas, soluções inovadores e maestria técnica entre países do sul global pode contribuir para a superação de seus desafios em comum e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gerando sinergias e benefícios para todos os envolvidos.
Com base nessa premissa, o UNICEF firmou, em 2011, um acordo global com o Governo Brasileiro para fomentar o estabelecimento de parcerias com países em desenvolvimento em arranjos de Cooperação Sul-Sul Trilateral. Formalizada por um Memorando de Entendimento, essa iniciativa vem sendo implementada em estreita colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e possui três áreas principais de atuação:
- Desenvolvimento de Políticas Brasileiras de Cooperação Sul-Sul, com foco nos temas da infância: o UNICEF realiza ações de advocacy e desenvolvimento de capacidades de forma a colocar as questões que afetam crianças e adolescentes na agenda brasileira de Cooperação Sul-Sul e apoiar o intercâmbio de experiências e saberes entre o Brasil e potenciais parceiros.
- Projetos de Cooperação Sul-Sul Trilateral: o UNICEF busca facilitar a identificação de países interessados em realizar trocas horizontais com o Brasil, mobilizar parceiros e recursos no País e no exterior, e fornecer apoio técnico e operacional na elaboração e implementação de projetos de Cooperação Trilateral Sul-Sul que envolvem, por exemplo, visitas e missões técnicas.
- Gestão do Conhecimento: o UNICEF provê apoio na identificação, na sistematização e no compartilhamento de boas práticas e inovações de alto impacto, em áreas pertinentes ao seu mandato, que possam ser escalonadas e replicadas em outros países por meio de projetos de Cooperação Sul-Sul.
O UNICEF é um parceiro estratégico do Brasil na realização dos direitos das crianças, especialmente daquelas mais desfavorecidas e excluídas, contando com importantes vantagens comparativas a oferecer como: mandato internacional baseado na amplamente ratificada Convenção sobre os Direitos da Criança; experiência em trabalhar com questões humanitárias e de desenvolvimento; capacidade técnica comprovada em diversas áreas de atuação; forte presença de campo no Brasil e no mundo; e capacidade de engajar múltiplos atores concomitantemente em diferentes níveis (global, regional, nacional e local).
Por meio de parcerias como a estabelecida com a Agência Brasileira de Cooperação, o UNICEF utiliza a Cooperação Sul-Sul como uma estratégia de implementação de seu Programa de País, no Brasil e nos países parceiros, buscando assim assegurar os direitos de todas as crianças, e sua inclusão social, em todo o mundo.