Onde atuamos
Trabalhando para cada criança, cada adolescente brasileiro, sem exceção, o UNICEF foca sua atuação em mais de 80% dos municípios da Amazônia e do Semiárido e em 15 capitais.

O UNICEF foca sua atuação nos territórios que concentram as maiores populações de crianças e adolescentes excluídos e vulneráveis: Semiárido, Amazônia e grandes centros urbanos. Para cada um desses territórios, desenvolve estratégias específicas, voltadas aos desafios locais.
Em mais de 1.900 municípios do Semiárido e da Amazônia, sendo sete deles capitais estaduais, o UNICEF trabalha por meio do Selo UNICEF. Já em oito capitais – Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo –, o UNICEF atua por meio da #AgendaCidadeUNICEF.
Conheça cada uma dessas estratégias
O Selo UNICEF é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes em 1.924 municípios do Semiárido (1.280) e da Amazônia (644). O UNICEF estimula e apoia os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A experiência com as edições anteriores mostra que os municípios que participam do Selo UNICEF avançam mais na melhoria de indicadores sociais da infância e adolescência do que municípios das mesmas regiões que não participam da iniciativa.
Cada ciclo tem quatro anos – coincidindo com os tempos de mandato das gestões municipais. Ao participar do Selo UNICEF, os municípios elaboram um diagnóstico da situação da população de até 18 anos e criam e implementam um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população, sempre de forma participativa.
Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários. Saiba mais em selounicef.org.br.
#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), a iniciativa ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além de com as próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.
Ser parte de um movimento de pessoas
A #AgendaCidadeUNICEF é um movimento de pessoas para fortalecer a cultura de inclusão, não discriminação, não violência. Queremos entender as necessidades e os desafios nos territórios mais vulneráveis, buscar soluções e desenvolver potências a partir das próprias crianças, dos próprios adolescentes, familiares, profissionais e técnicos dos serviços públicos, além de lideranças comunitárias, artistas, empresários e comunicadores.
Ser parte de um movimento de cidades
Rumo à Agenda 2030 e ao alcance dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a #AgendaCidadeUNICEF é também um movimento de cidades, para cidades.
As capitais participam de uma comunidade de soluções, na qual trocam experiências e aprendizados, conectando-se a um esforço global de construir cidades que protejam e garantam oportunidades a suas crianças e seus adolescentes.