Promover para Prevenir
Fortalecimento e cuidado com a saúde mental de adolescentes, jovens e profissionais da Rede de Apoio

Promover para Prevenir é uma iniciativa da Associação pela Saúde Emocional de Crianças – Asec Brasil/Movimento Saber Lidar, em parceria com o UNICEF, focada no fortalecimento socioemocional de adolescentes e jovens – e também de profissionais de saúde e assistência social que atuam na linha de frente de combate ao covid-19 – em uma ação que se tornou urgente durante a pandemia da ;covid-19.
Alguns dados:
- Em agosto de 2021, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que o continente vivencia uma “crise de saúde mental”, com 60% da população sofrendo de ansiedade ou depressão em decorrência das medidas de isolamento social e dos impactos socioeconômicos da pandemia.
- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio foi a segunda maior causa de morte de adolescentes e jovens de 15 a 29 anos no mundo em 2016, e a terceira maior na faixa de 15 a 19 anos.
- No Brasil, o Ministério da Saúde apontou um aumento de 10% na taxa de mortalidade por suicídio no Brasil entre adolescentes de 15 a 19 anos entre 2011 e 2017. E cresceu 24% nas capitais e grandes cidades entre 2006 e 2015 nessa mesma faixa etária, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
- Um estudo recente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) com jovens de 15 a 29 anos indicou que a pandemia afetou sua saúde física e emocional, a qualidade do sono, a gestão dos recursos financeiros e das relações familiares, além de impactar suas perspectivas educacionais.
- Enquetes do U-Report Brasil, programa de interação do UNICEF com jovens e adolescentes via redes sociais, apontam que 72% sentiram necessidade de pedir ajuda em relação à sua saúde mental durante a pandemia, e que 41% não conseguiram pedir ajuda para ninguém.
Na linha de frente de atendimento e assistência às famílias, também os profissionais de saúde e agentes comunitários são expostos a fatores de risco para sua saúde mental ao vivenciar, com cada vez mais frequência, situações de adoecimento, perda e luto.
Esse quadro levou o UNICEF e a Asec Brasil a expandirem para todo o Brasil seu projeto de promoção da saúde mental iniciado em 2020 na região Sudeste – quando atingiu 7,5 mil adolescentes e jovens e 15 mil profissionais da rede de apoio, e contou com a parceria de 39 ONGs (em vez de as 10 inicialmente previstas).
Em sua nova fase, iniciada em setembro de 2021, o projeto passou a oferecer um pacote de quatro cursos gratuitos online, acessíveis em qualquer local do País com acesso à internet a jovens, adolescentes e profissionais da saúde, de educação e de assistência social que trabalham em hospitais, postos de saúde, escolas e na rede de apoio a jovens e adolescentes.
O projeto tem como estratégia principal fortalecer a saúde mental e mitigar o sofrimento emocional desse público durante e após a pandemia, a partir da construção de redes de apoio, da educação entre “pares” – de jovem para jovem – e fazendo uso do canal de ajuda Pode Falar, lançando pelo UNICEF durante a primeira fase do projeto.
Acesse, conheça e se inscreva nos cursos.
- Trilhas da Geração Zelo – Adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos de todo o País percorrem, numa plataforma online, trilhas de aprendizado para observar as próprias emoções, cultivar o autocuidado, relações saudáveis e aprender a lidar com desafios. O curso inclui ainda temas relacionados à empregabilidade, alinhado à iniciativa 1MiO – Um Milhão de Oportunidades, parceria do UNICEF com empresas, sociedade civil e governos.
- Profissionais da rede de apoio a adolescentes – Curso híbrido online voltado a profissionais da educação, da saúde, da assistência social e segurança da rede pública ou de ONGs que atuam com jovens e adolescentes de 14 a 24 anos. A partir de videoaulas e dinâmicas, o curso qualifica o trabalho desses profissionais para fortalecer a rede de apoio psicossocial. Disponível até março de 2022.
- Agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e visitadores domiciliares – Produzidos com apoio da Johnson & Johnson, o curso “Saúde Mental em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia - 1” compõe uma estratégia de acolhimento e fortalecimento dos profissionais da linha de frente de combate à covid-19.
- Equipes multiprofissionais de saúde da área hospitalar e da atenção básica que atuam na linha de frente do combate à covid-19 – Produzidos com apoio da Johnson & Johnson, o curso “Saúde Mental em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia – 2” dirige-se a profissionais da linha de frente de saúde e assistência social que atuam em hospitais, unidades básicas de saúde e residências nos municípios participantes do Selo UNICEF; mas qualquer profissional no território brasileiro pode acessar o curso.