Promoção da saúde mental de adolescentes é tema de curso para profissionais

Realizado pelo UNICEF em parceria com Movimento Saber Lidar, curso online começa esta semana com profissionais da rede pública do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo

10 novembro 2020
logo do projeto
Promover para Prevenir

Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2020 – Uma pesquisa recente na plataforma do U-Report do UNICEF mostra que 72% dos adolescentes e jovens sentiram necessidade de pedir ajuda em relação à sua saúde mental em consequência do contexto da pandemia. Porém, 41% não chegaram realmente a pedi-la. O apoio a adolescentes e jovens é fundamental para a promoção da saúde mental desse grupo e, por isso, o UNICEF, o Movimento Saber Lidar, por meio da Asec Brasil, e ONGs parceiras nos estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo se unem para a construção de uma rede de profissionais e adolescentes capacitados para essa ação.

Uma primeira atividade do projeto começa nesta semana com o início do curso online “Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes”, realizado pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças – Asec Brasil, líder do Movimento Saber Lidar. Em sua primeira edição no Sudeste, o curso ocorre nas próximas quatro semanas e já tem 200 profissionais inscritos. Até março de 2021, serão capacitados 1.000 profissionais. O objetivo principal é qualificar e fortalecer o trabalho de profissionais da saúde, da educação, da assistência social e educadores sociais para o autocuidado e o cuidado com adolescentes.

No decorrer do curso, os profissionais terão contato com atividades práticas e reflexivas com foco no saber lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios, diante de contextos de sofrimento mental e emocional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Especialmente neste momento de pandemia, os impactos sociais, econômicos, emocionais, entre outros, na vida de adolescentes merecem um olhar intersetorial para a construção de espaços e de relações mais saudáveis e acolhedoras.

“As crianças e os adolescentes estão sendo duramente afetados pela pandemia. Neste momento crítico, precisamos investir num trabalho em rede para promover o direito ao bem-estar e à saúde mental de adolescentes. A formação que se inicia nesta semana discute o papel de cada instituição na rede pública de promoção de saúde mental de adolescentes”, afirma Luciana Phebo, chefe do Território Sudeste do UNICEF no Brasil.

“O conceito de Promover para Prevenir traz em sua essência o fortalecimento emocional e a construção de ambientes e de relações saudáveis. Tanto profissionais quanto adolescentes e jovens que participarem das ações desse projeto terão a oportunidade de vivenciar o cuidar de si, com desenvolvimento de estratégias de autocuidado, para o cuidar do outro, ampliando as ações entre pares e fortalecendo as redes de apoio. Esses são aspectos-chave para a promoção da saúde mental”, completa Juliana Fleury, CEO voluntária da Asec Brasil e membra do Grupo de Trabalho Global da União Internacional de Promoção de Saúde e Educação.

Outras ações do projeto “Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes” englobam encontros online com os próprios adolescentes e jovens para o fortalecimento socioemocional. Serão beneficiados diretamente 1.000 adolescentes e jovens e indiretamente 3.000, por meio da educação entre pares, nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Sobre o Movimento Saber Lidar – Esse é um movimento social estruturado pela Asec, uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil há mais de 15 anos e que faz parte da rede global Partnership for Children – UK. Objetiva articular diferentes setores, organizações sociais, empresas e poder público que compartilham de um objetivo comum: promover a saúde mental e o bem-estar para diferentes pessoas em diferentes ambiências. Conheça mais sobre o Movimento Saber Lidar em: www.movimentosaberlidar.org.br

Mais informações:
Carolina Resende

Asec Brasil | Movimento Saber Lidar
E-mail: carolina@asecbrasil.org.br

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (21) 98237 0856

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.