Um curso para cuidar de quem cuida
Foco em saúde mental qualifica a atuação de profissionais da rede de apoio a adolescentes e jovens
Profissionais de saúde, educação e assistência social que atuam na rede de apoio a adolescentes, jovens e suas famílias estão entre os mais expostos a transtornos mentais decorrentes de adoecimento, perda e luto neste período de pandemia.
Foi pensando em fortalecer essa rede que o UNICEF, em parceria com a Asec Brasil, lançou o curso online “Promover para Prevenir em Saúde Mental”, voltado a profissionais da rede pública e também de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com adolescentes e jovens de 14 a 24 anos.
O curso qualifica o trabalho desses profissionais para que possam prover um atendimento acolhedor nas diversas frentes a que adolescentes e jovens recorrem quando estão em sofrimento emocional.
Formato híbrido – São 10 horas de videoaulas, podcasts e artigos com uma abordagem humanizada, que convidam os profissionais a dar atenção à própria saúde mental, fortalecendo-se para o trabalho que realizam com adolescentes e jovens.
A formação online tem um formato híbrido, com conteúdos de acesso livre e também encontros em tempo real, visando a maior integração e troca de experiências entre os participantes.
A capacitação foi desenhada numa parceria entre o UNICEF e a Asec Brasil, ONG que há 16 anos desenvolve e aplica metodologias baseadas em evidências para a formação de educadores e profissionais em apoio a crianças e adolescentes.
Oferecido primeiramente na região Sudeste, o curso foi ampliado para todo o Brasil em meados de 2021. Conheça abaixo algumas avaliações do curso na perspectiva de quem acabou de concluí-lo.

“Neste momento de retorno dos jovens às escolas, cercado de angústias e anseios, temos que ouvi-los e orientá-los de acordo com suas demandas, numa linguagem simples e prática. E a plataforma do curso é muito rica em temáticas e aspectos voltados a essa abordagem adequada”
Adriana Osorio, assistente social em Maraqueri (AM)
“São metodologias de escuta especializada e atendimento individualizado e coletivo que nos permitem cumprir com o compromisso social de atendimento diário a adolescentes e jovens”
Carlos Heleno Lucena,
mobilizador de assistência social
em Benjamin Constant (AM)


“O conteúdo é didático, de linguagem clara e de fácil compreensão, o que permite que seja direcionado para o desenvolvimento de palestras e oficinas oferecidos a adolescentes usuários de centros como os Cras”
Edinailza Carneiro, assistente social em Nova Fátima (BA)
“É um conhecimento que ajuda a trabalhar o lado emocional, algo muito relevante para os dias atuais, em que as pessoas estão sem saber como lidar consigo mesmas por terem vivido muito tempo em isolamento”
Mailson Xavier dos Santos, articulador do Selo UNICEF em Nova Fátima (BA)


“A metodologia aplicada possibilitou melhor compreensão, não se tornando algo denso e sim agradável de assistir ou ouvir, fazendo com que eu me interessasse cada vez mais”
Uaniele Rocha, assistente social em Morro do Chapéu (BA)
Curso “Promover para Prevenir em Saúde Mental”
Venha conosco! As inscrições estão abertas. Acesse https://asecbrasil-ead.org.br/mod/page/view.php?id=5 e divulgue-o em suas redes.