Jovens e adolescentes engajados na promoção da saúde mental em SP, RJ e ES

Participantes do projeto Promover para Prevenir constroem uma rede potente de cuidado e de ação

UNICEF Brasil
09 março 2021
Participantes do projeto Promover para Prevenir constroem uma rede potente de cuidado e de ação.Foto mostra o rosto de adolescente sorridente.
Arquivo pessoal – Abigail Thais Pinheiro da Silva Santos

“A gente exercita a escuta ativa, o autoconhecimento, nossas habilidades... A gente se percebe e também percebe o outro.”

É dessa forma que a engajadora Abigail Thais Pinheiro da Silva Santos, 21 anos, fala sobre os encontros do Caixa de Ferramentas Jovem, uma das ações do projeto Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças – Asec Brasil | Movimento Saber Lidar.

Os encontros de que Abigail fez parte envolveram 50 jovens engajadores e ocorreram em parceria com o projeto Engaja, uma iniciativa do UNICEF, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e da Saint-Gobain. “Os espaços de cuidado consigo e com as outras pessoas são muito relevantes para as redes de jovens engajadores que estão construindo soluções para si e para seus territórios. Com o Caixa de Ferramentas, os adolescentes e jovens fortalecem a resiliência em tempos de pandemia com ferramentas para saber lidar consigo, com os outros e com os desafios de forma positiva”, comenta Kátia Negri, coordenadora do Caixa de Ferramentas Jovem.

Letícia Aline do Nascimento, 15, jovem líder participante do Projeto Engaja – Cieds SP
Arquivo pessoal – Letícia Aline do Nascimento

Para a jovem engajadora Letícia Aline do Nascimento, 15 anos, foi muito importante experimentar o acolhimento e a motivação durante os encontros. “Eu me senti livre para falar o que eu queria. A gente conversou e especialmente a gente riu muito..”

Depois de quatro encontros, que começaram em janeiro, sobre saúde mental e a formação da metodologia Caixa de Ferramentas, 50 jovens estão mais preparados e fortalecidos para expandir o cuidado com outros jovens. A metodologia do Caixa de Ferramentas vai se disseminando de jovem para jovem, por meio da chamada “educação entre pares”. Nesta nova fase, o grupo segue recebendo o cuidado da equipe de monitores da Asec Brasil | Movimento Saber Lidar. Em encontros de mentoria, podem compartilhar desafios, dúvidas e experiências, e buscar acolhimento diante das situações desafiadoras que podem surgir.

Próximas oportunidades – Novas edições do Caixa de Ferramentas continuam sendo realizadas pela Asec Brasil | Movimento Saber Lidar em parceria com o UNICEF Brasil durante os meses de março e abril. Podem participar jovens de 14 a 24 anos, vinculados a alguma ONG dos estados de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES). Se você é jovem ou representa alguma ONG que tenha interesse em fazer parte desse projeto, clique aqui.