Guerra na Ucrânia: crianças, adolescentes e suas famílias
O UNICEF e seus parceiros estão no local prestando apoio a meninas, meninos e famílias que necessitam desesperadamente de segurança, estabilidade e proteção

A guerra na Ucrânia representa uma ameaça imediata e crescente à vida e ao bem-estar dos 7,5 milhões de crianças e adolescentes do país. As necessidades humanitárias estão se multiplicando a cada hora à medida que os combates se intensificam. As crianças e os adolescentes continuam a ser mortos, feridos e profundamente traumatizados pela violência devastadora ao seu redor. As famílias estão aterrorizadas, em choque e desesperadas por segurança.
Os últimos oito anos de conflito na Ucrânia já causaram danos profundos e duradouros às crianças e aos adolescentes. Agora, as ameaças aos meninos e meninas da Ucrânia só aumentaram. Até 8 de maio, mais de 5,8 milhões de refugiados haviam fugido da Ucrânia, cerca de metade deles crianças e adolescentes. Milhões de pessoas foram deslocadas internamente. Esses deslocamentos em grande escala podem ter consequências duradouras para as próximas gerações. As crianças e os adolescentes que fogem da guerra na Ucrânia também correm maior risco de tráfico e exploração de seres humanos. Enquanto isso, ataques com armas explosivas continuam se aproximando de áreas urbanas povoadas, atingindo cada vez mais lares de meninas e meninos, escolas, hospitais, sistemas de água, usinas de energia e locais onde civis buscam abrigo.
O UNICEF está trabalhando com parceiros para alcançar crianças, adolescentes e famílias vulneráveis com serviços essenciais – incluindo saúde, educação, proteção, água e saneamento – bem como suprimentos que salvam vidas.
Como ajudar o trabalho do UNICEF na Ucrânia
Como o UNICEF está ajudando crianças, adolescentes e famílias na Ucrânia?

O UNICEF está trabalhando dia e noite para ampliar os programas vitais para crianças e adolescentes. Isso inclui:
- Aumentar os esforços para atender às necessidades críticas e crescentes de água potável, saúde, educação e proteção.
- Entregar kits de higiene familiar, fraldas para bebês, kits de saúde materna, kits de higiene institucional, desinfetantes e água engarrafada a instituições de saúde e sociais.
- Fornecer serviços essenciais de saúde, incluindo a promoção da vacinação (incluindo vacinação contra a covid-19 e a poliomielite), alimentação de lactentes e crianças pequenas e suprimentos essenciais, incluindo vacinas, suprimentos de saúde, medicamentos e suplementos de micronutrientes.
- Trabalhar com parceiros para fornecer suprimentos de água potável por meio de caminhões-pipa e entregar água engarrafada.
- Facilitar o acesso à aprendizagem temporária, incluindo a distribuição de material educativo e recreativo para crianças e adolescentes, bem como atividades recreativas e de desenvolvimento infantil.
- Apoiar as equipes móveis de proteção da criança e do adolescente que prestam assistência psicossocial, apoio à saúde mental e serviços de proteção.
- Lançar um programa humanitário de transferência de dinheiro para apoiar dezenas de milhares de famílias mais vulneráveis com crianças.
- Trabalhar com o Acnur e parceiros para ativar os Centros Ponto Azul – espaços seguros para meninas, meninos e mulheres. Os Centros Ponto Azul fornecem informações importantes para famílias que viajam, ajudam a identificar crianças e adolescentes desacompanhados e separados e garantem sua proteção.
O que está acontecendo na Ucrânia?
A guerra na Ucrânia representa uma enorme ameaça para os 7,5 milhões de crianças e adolescentes do país. Muitas casas foram danificadas ou destruídas, enquanto os danos à infraestrutura civil deixaram centenas de milhares de pessoas sem água potável ou eletricidade. O país está com falta de suprimentos críticos.
Até 8 de maio, mais de 5,8 milhões de refugiados haviam fugido da Ucrânia e milhões de pessoas foram deslocadas internamente. Mulheres e meninas que viajam sozinhas estão especialmente em risco de violência de gênero. Para muitos outros, a vida mudou para o subsolo, à medida que as famílias buscam segurança em abrigos, metrôs ou porões, muitas vezes por horas a fio. As mulheres estão dando à luz em maternidades improvisadas, com suprimentos médicos limitados.
Crianças e adolescentes em toda a Ucrânia precisam desesperadamente de segurança, estabilidade, proteção e atenção psicossocial. A guerra e o deslocamento em massa prejudicaram os meios de subsistência e as oportunidades econômicas das famílias, deixando muitas sem renda suficiente para atender às suas necessidades básicas e incapazes de fornecer apoio adequado para seus meninos e meninas.
Enquanto isso, ataques à infraestrutura do sistema de água e falta de energia deixaram cerca de 1,4 milhão de pessoas sem acesso à água na Ucrânia. Outros 4,6 milhões de pessoas têm acesso limitado. Além disso, ataques a hospitais, instalações de saúde e equipamentos médicos – e a morte e ferimentos de profissionais de saúde – estão dificultando ainda mais o acesso das pessoas a cuidados de emergência, cuidados básicos de saúde e medicamentos.
Após oito anos de conflito no leste da Ucrânia, as crianças e suas famílias precisam de serviços de proteção sistemáticos para lidar com a violência de gênero e a violência contra crianças e para acessar os cuidados psicossociais. A educação sobre o risco de minas e a assistência às vítimas de minas são essenciais, pois a contaminação por munições explosivas continua sendo uma grande ameaça à vida, segurança e estabilidade.
O UNICEF pede um cessar-fogo imediato e lembra a todas as partes suas obrigações internacionais de proteger as crianças e os adolescentes de danos e garantir que os atores humanitários possam alcançar com segurança e rapidez meninas e meninos que precisam de ajuda.