Havaianas apoia UNICEF em ação de apoio às crianças na Ucrânia

Marca é a primeira do Brasil a contribuir com resposta global do UNICEF para reduzir os impactos do conflito na vida das crianças que fugiram do país. Doação de US$ 150 mil será destinada para apoio dos Centros Ponto Azul, que recebem crianças e famílias

25 março 2022
Foto mostra várias tendas brancas com círculos azuis. Ao lado, diversas pessoas caminham. Elas estão de costas para a câmera.
UNICEF/UN0600998/Nicodim
O primeiro Centro Ponto Azul operacionalizado pelo UNICEF para ajudar mulheres, crianças e adolescentes que fogem da Ucrânia, na fronteira romena em Sighetu Marmatiei.

São Paulo, 25 de março de 2022 – Neste último mês, mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes saíram da Ucrânia, fugindo do conflito no País – uma média de 55 por minuto. Com as necessidades humanitárias se multiplicando rapidamente, o UNICEF está trabalhando dia e noite para ampliar os programas vitais para crianças, adolescentes e famílias. E Havaianas é a primeira marca brasileira a se unir a esse esforço global.

A resposta do UNICEF à crise na Ucrânia tem como objetivo alcançar crianças, adolescentes e famílias vulneráveis com serviços essenciais – incluindo saúde, educação, proteção, água e saneamento. Para ajudar quem se desloca para países vizinhos, o UNICEF criou os Centros Ponto Azul ("Blue Dots"), espaços seguros que fornecem informações essenciais às famílias viajantes e têm a capacidade de identificar meninas e meninos desacompanhados ou separados de seus responsáveis, e garantir sua proteção.

Com apoio de doadores de diferentes partes do mundo, incluindo agora a brasileira Havaianas, que está contribuindo com 150 mil dólares à iniciativa, o UNICEF – junto com parceiros humanitários e autoridades locais – está implementando 26 Centros Ponto Azul na Polônia, Moldávia, Romênia, Belarus, Hungria e Eslováquia. Quatro deles já estão em funcionamento.

Localizados em pontos-chave ao longo das rotas de migração, cada centro tem capacidade de oferecer apoio para entre 3 mil e 5 mil pessoas por dia com uma série de serviços essenciais. Para as crianças, os Centros Ponto Azul oferecem um espaço seguro e acolhedor para descansar, brincar e simplesmente ser criança em um momento em que elas estão enfrentando o trauma de deixar a família, os amigos e tudo o que lhes é familiar.

“O UNICEF conta com a generosidade e apoio da comunidade global para alcançar crianças, adolescentes e famílias na Ucrânia e nos países vizinhos, cuja vida e cujo futuro estão em risco. Agradecemos a Havaianas por ser a primeira marca brasileira a se unir a esse esforço global para salvar vidas e garantir os direitos de cada criança e adolescente”, afirma Juan Ignácio Calvo, chefe de Parcerias e Arrecadação de Recursos do UNICEF no Brasil.

“Havaianas é uma marca inclusiva e humana. Uma marca que se coloca no lugar do outro e vem consistentemente desenvolvendo iniciativas com instituições como Gerando Falcões e All Out, para daí estabelecer uma sociedade mais igualitária. Mesmo sendo brasileiros, hoje estamos presentes em mais de 120 países. Não podemos fechar os olhos para o que acontece ao redor do mundo, e hoje, os esforços estão todos concentrados na Ucrânia. Quando o UNICEF nos apresentou o projeto dos centros de acolhida, não hesitamos em ajudar. Hoje, somos a primeira marca brasileira, mas que possamos abrir portas para muitas outras embarcarem conosco nesse ato de solidariedade”, explica Maria José de Martini, head de Sustentabilidade e Reputação.

Os Centros Ponto Azul oferecem serviços essenciais, incluindo:

  • Balcão de informações e aconselhamento;
  • Espaços para crianças;
  • Serviços de restauração de vínculos familiares e de reagrupamento familiar;
  • Espaços dedicados a mães e bebês/crianças pequenas;
  • Aconselhamento e apoio psicossocial;
  • Serviços de encaminhamento para casos de violência ou condições sanitárias e outras circunstâncias que requeiram apoio especializado;
  • Primeiros socorros médicos e psicossociais;
  • Áreas seguras para dormir;
  • Artigos de emergência.

###

Saiba mais sobre a resposta do UNICEF para as crianças afetadas pelo conflito na Ucrânia.

Como ajudar
Além do apoio de marcas como Havaianas, o UNICEF conta com uma campanha para pessoas físicas que queiram contribuir com sua resposta humanitária à Ucrânia. As doações podem ser feitas aqui.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.