Prevenção da obesidade
O UNICEF investe na prevenção de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. Entre as ações, está a criação de materiais informativos sobre alimentação saudável

O Brasil enfrenta uma grande mudança de padrão nos hábitos de vida, com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados (ricos em açúcar, sódio, gordura e pobre em nutrientes) associado à redução da prática de atividade física, que comprometem a situação nutricional da infância e adolescência e promovem o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes.
O sobrepeso e a obesidade são identificados em crianças de 5 anos em todos os grupos de renda, bem como em todas as regiões brasileiras, mas vêm aumentando entre famílias de maior vulnerabilidade devido à dificuldade do acesso físico e financeiro a alimentos saudáveis, além do baixo acesso à informação adequada. Esse quadro faz com que 10% das crianças menores de 5 anos tenham sobrepeso (Enani, 2019), e uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possua excesso de peso no Brasil (POF, 2008/2009). Entre os adolescentes, 17,1% estão com sobrepeso e 8,4% já são considerados obesos (Erica, 2016).
Para enfrentar a obesidade infantil, o UNICEF trabalha com seus parceiros para desenvolver e implementar intervenções estratégicas com foco na saúde, na promoção do aleitamento materno, na alimentação complementar saudável e na prevenção do excesso de peso de crianças e adolescentes que vivem em seus territórios de atuação prioritária: Amazônia Legal Brasileira, Semiárido e grandes centros urbanos.