O que fazemos

Saiba como o UNICEF luta pelos direitos da criança em Angola

A mother and a child hold hands. UNICEF/Angola/2016/Karin Schermbrucker

O trabalho do UNICEF Angola

Há mais de 70 anos, o UNICEF trabalha para salvar a vida de crianças, defender os seus direitos e ajudá-las a desenvolver todo o seu potencial. Hoje presente em 190 países e territórios, o UNICEF é a maior organização internacional para a promoção e protecção dos direitos da criança. Está instalada em Angola desde 1976.

Os programas do UNICEF no país estão de acordo com o Programa de Cooperação 2015-2019 assinado com o Governo de Angola e tendo como base o Plano Nacional de Desenvolvimento do país.

O objectivo geral do Programa de Cooperação do UNICEF é o de apoiar os esforços governamentais destinados a reduzir as disparidades existentes nos indicadores sociais da população infantil de Angola. 

Reduzindo as disparidades para proteger os mais vulneráveis

O Programa articula-se através de cinco áreas e duas componentes transversais, contando ainda com um sector de Emergências que apoia todas as áreas do Programa. Veja o que estamos a fazer a cada dia pelas crianças do país: 

Onde trabalhamos

 

 

O apoio do UNICEF é prestado em todo o país, respondendo às necessidades das crianças, através de uma agenda programática definida com os principais parceiros do UNICEF Angola e da resposta à emergências. 

O escritório central do UNICEF localiza-se em Luanda. Existem três escritórios de campo, nas províncias de Bié, Huíla e Moxico, que desenvolvem diferentes actividades de acordo com o Programa de Cooperação 2015 - 2019. 

UNICEF Staff plays with kids in a child-friendly space in Cacanda refugee camp, in Lunda Norte, in 2017.

Parceiros

Parcerias estão no centro de todo o trabalho do UNICEF. Nossas conquistas são possíveis graças ao estabelecimento de relacionamentos com uma variada gama de parceiros, que nos permitem aumentar o alcance de várias iniciativas.

O Governo de Angola lidera os nossos esforços de cooperação através das suas variadas instituições que lidam com os direitos e a protecção da criança, a nível nacional e provincial. Também colaboramos com organizações não governamentais e da sociedade civil, lideranças tradicionais e comunitárias, universidades, agências internacionais em Angola e o sector privado. 

© UNICEF/Angola/2015/Xavi Simancas

Doadores

Além das pessoas que generosamente fazem doações para as actividades do UNICEF em todo o mundo, os organismos e governos a seguir actuam directamente para que o UNICEF Angola possa promover os direitos da criança: a União Europeia, a GAVI - Aliança para as Vacinas, a Federação Russa, o Governo do Japão, o Programa de Assistência Humanitária da Alemanha e a Kimberly-Clark/Andrex. 

Envolva-se

Partilhe informações sobre os direitos da Criança, torne-se um doador ou trabalhe connosco. A sua ajuda faz toda a diferença na vida das crianças!