Planeamento, Monitorização e Avaliação

O UNICEF trabalha para aumentar a capacidade nacional de monitorizar e avaliar questões ligadas aos direitos da criança, melhorando as suas práticas de monitoria e avaliação

UNICEF/Angola/2014/Germano Miele

Melhor medição do impacto e resultados do nosso trabalho

Planeamento, Monitorização e Avaliação é uma componente transversal a todos os Programas do UNICEF Angola, tendo como principal função apoiar aos programas e garantir o rigor do trabalho e das publicações desenvolvidas pelo UNICEF e seus parceiros.

O programa supervisiona e fornece o controlo de qualidade de todas as avaliações produzidas pelo UNICEF, certificando-se que as evidências adequadas, recomendações e lições aprendidas são tomadas em consideração pelos programas.

Colaborar com os parceiros e apoiar, em particular, o programa de Política Social e Pesquisa para definir e fazer avançar a agenda de pesquisa para as crianças são acções fundamentais para planificação e formulação de políticas baseadas em evidências.


O programa

O Programa de Planeamento, Monitorização e Avaliação centra-se no acompanhamento da concepção, implementação e avaliação do Programa de Cooperação do UNICEF com o Governo de Angola e do progresso relativo aos principais indicadores dos direitos da criança através de sistemas regulares de informação de rotina e outros exercícios de recolha de dados. Foi concebido tendo por base o Plano Nacional de Desenvolvimento.

O programa tem entre os seus objectivos a implementação de um Plano de Investigação, Monitorização do Impacto e Avaliação (Plan for Research, Impact Monitoring and Evaluation - PRIME) que inclui grandes inquéritos estratégicos, avaliações e produtos de pesquisa produzidos conjuntamente pelo UNICEF, governo e outros parceiros.

O impacto

Ao longo dos anos, o Programa de Planeamento, Monitorização e Avaliação tem trabalhado para fortalecer os mecanismos de recolha de dados existentes prestando assistência técnica a várias instituições e ao Governo de Angola para a realização de inquéritos demográficos, de saúde e sobre os direitos das crianças.

A nível interno, a secção lidera o desenvolvimento dos documentos dos Programas de país alinhados com os planos do Governo de Angola, assim como às prioridades do sistema das Nações Unidas. Também orienta os programas do UNICEF para uma melhor medição do impacto, resultados e gestão financeira das actividades de cada programa, através de acções de rotina de monitoria, visitas de campo e inquéritos de intervenções programáticas.

UNICEF/Angola/2016/MGonzalez

Porque continuaremos a trabalhar?

  • Apoiar o Governo de Angola no estabelecimento de um quadro formal de monitoria e avaliação
     
  • Melhorar o Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação Nacional através do apoio de outras agências da ONU
     
  • Garantir que os dados sobre os principais indicadores dos direitos das crianças estejam regularmente disponíveis.
  • Melhorar o sistema de monitorização do desempenho dos programas apoiados pelo UNICEF Angola