O Representante do UNICEF Angola

Em Angola desde Setembro de 2016, Abubacar Mamadbhay Sultan é o Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no país

The Representative of UNICEF Angola, Abubacar Sultan, during a speech on Children's Day, in Jamba Mineira (Huíla province).
UNICEF/Angola/2018/Marco Prates

Abubacar Mamadbhay Sultan foi nomeado Representante Residente para Angola a 17 de Março de 2016 pelo então Director Executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake. As suas credenciais foram apresentadas ao Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, a 21 de Setembro de 2016.

O Representante do UNICEF em Angola nasceu em Moçambique e é formado em Educação, com especializações em vários domínios de Políticas Sociais para a Infância.

Começou a trabalhar para os direitos da criança quando tinha apenas 24 anos, na sua terra natal, onde lançou o projecto Crianças e a Guerra de Moçambique (1988), que visava resgatar milhares de crianças obrigadas a lutar no conflito daquele país. 

Depois da guerra, Sultan desenvolveu a iniciativa Wona Sanana, a primeira tentativa em Moçambique de reunir informações do pós-guerra sobre as condições sociais e de saúde das crianças. O projecto reforçou sua carreira centrada nos direitos da criança. 

A minha parte não estará concluída enquanto não conseguirmos oferecer uma vida melhor às crianças do mundo

Abubacar Sultan, World of Children Award Honoree, 2001

Abubacar Sultan já esteve a serviço do UNICEF Angola entre 2001 e 2007, a cargo do Programa de Protecção da Criança. Nessa função, e em parceria com vários órgãos do Estado Angolano, prestou apoio técnico para a adopção de políticas, estratégias e programas nacionais destinados à reinserção social e ao fortalecimento do sistema de protecção da criança no país.

Abubacar desempenhou ainda a função de Assessor Sénior para a Protecção da Criança na sede do UNICEF em Nova Iorque. Naquele escritório liderou o desenvolvimento da estratégia global contra a Violência, Exploração e Abuso de crianças, prestando apoio técnico aos escritórios do UNICEF em todo o mundo e aos parceiros dos respectivos Governos. 

Antes de regressar a Angola como Representante, Abubacar Sultan chefiou o escritório do UNICEF na República da Guiné-Bissau, a partir de 2012. 

Liderou no país o desenvolvimento e a implementação do Programa de Cooperação do UNICEF, com enfoque nas áreas de saúde da criança, nutrição, desenvolvimento da primeira infância, educação, protecção, VIH-SIDA, água e saneamento. Também articulou a acção do Sistema das Nações Unidas na prevenção da epidemia do Ébola naquele país.