O Representante do UNICEF Angola
Em Angola desde Setembro de 2023, Antero Almeida de Pina é o Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no país

Antero Almeida de Pina, foi nomeado pela Directora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como seu Representante para Angola em Abril de 2023.
Antes da sua indicação para Angola ocupou diferentes cargos seniores em diferentes países (2012-2023), como a Nicarágua e Guiné Equatorial, onde foi Representante durante cerca de 3 e 4 anos respectivamente e Guiné-Bissau, onde foi Representante Adjunto durante 4 anos.
Teve também passagem pela República Democrática do Congo como chefe de escritório de zona para a província de Katanga, onde coordenou o apoio técnico aos programas regionais de saúde, nutrição, educação, protecção da criança e gestão de emergências.
Antero de Pina é licenciado em Engenharia Rural pela Louisiana State University, EUA, e tem um mestrado em Engenharia Hidráulica pelo Instituto Internacional de Engenharia Hidráulica de Delft, na Holanda.
Como especialista em água, saneamento e higiene (WASH), liderou processos de concepção, desenvolvimento e implementação de programas de WASH, bem como a reconstrução de infra-estruturas de água e saneamento em diferentes escritórios do UNICEF.
Cerca de 13 anos depois o novo representante do UNICEF regressa à Angola onde entre 2009 e 2010 foi o chefe da secção de Água, Saneamento e Higiene.
A sua trajectória profissional inclui ainda passagem pelo Haiti onde em 2010, liderou durante alguns meses, o planeamento e a execução do plano de reconstrução dos sistemas de água e saneamento danificados pelo terramoto ocorrido naquele ano.
De 2004 a 2007, Antero de Pina trabalhou no maior projecto de WASH do UNICEF em Maputo, Moçambique. Foi Oficial de Projecto de Água e Saneamento do UNICEF na cidade da Praia, Cabo Verde, de março de 1994 a junho de 2001.
A sua experiência profissional, para além da sua carreira no UNICEF, inclui o sector privado na área da construção; o ensino de Água, Saneamento e Higiene em Engenharia Civil; e o Estado de Cabo Verde onde serviu de 1987 a fevereiro de 1994 como Técnico Superior e Delegado Regional de Engenharia Rural no Ministério do Desenvolvimento Rural na Ilha de Santo Antão.