Sobre o UNICEF

Há 70 anos a proteger os direitos da criança. Trabalhamos em mais de 190 países com o objectivo de melhorar a vida das crianças e das suas famílias

Children walk home after school at the Minawao refugee camp in Northern Cameroon, Tuesday 5 April 2016
UNICEF/UN0152943/Prinsloo

UNICEF no mundo

O UNICEF é uma agência das Nações Unidas que desde 1946 está a trabalhar para melhorar a vida das crianças e das suas famílias em todo o mundo. Tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento. Rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança.

O UNICEF acredita que todas as crianças têm o direito de sobreviver, prosperar e atingir todo seu potencial - em benefício de um mundo melhor

O UNICEF desenvolve o seu trabalho através de sete escritórios regionais e 126 escritórios espalhados pelo mundo. Existem ainda 36 Comités Nacionais que arrecadam fundos com a ajuda de voluntários. A sede da organização encontra-se em Nova Iorque (EUA).

Visite o nosso site global

UNICEF Angola

Em Angola desde 1976, o UNICEF tem a missão de apoiar o país a tornar-se num lugar seguro, saudável e protector para o crescimento e desenvolvimento das suas crianças.

O UNICEF trabalha com o Governo de Angola no sentido de fortalecer e apoiar as leis, as estratégias e os orçamentos favoráveis à criança, tendo como primeiro marco a subscrição, em 1990, de dois documentos chave: a Declaração Universal sobre a Sobrevivência, a Protecção e o Desenvolvimento da Criança, e o Plano de Acção para ser aplicado na década de 1990-2000.

Apôs estes passos históricos, verificaram-se inúmeros desafios e avanços, destacando-se mais recentemente a definição dos 11 compromissos da criança (2007) e a aprovação da Lei sobre o Desenvolvimento Integral da Criança (2012). 

Actualmente, o trabalho do UNICEF no país apoia os esforços governamentais de acordo com o estabelecido no Programa de Cooperação 2015 – 2019. Conheça mais sobre os nossos programas