Perguntas Frequentes

Saiba a resposta a algumas das perguntas mais frequentes feitas ao UNICEF

UNICEF/Angola
UNICEF/Angola

Tem dúvidas sobre o UNICEF? A resposta pode estar aqui

O que é o UNICEF?
O UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Foi criado a 11 de Dezembro de 1946 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, inicialmente, dar resposta às emergências das crianças na Europa e na China durante o período pós-guerra.

Em 1950, o mandato do Fundo foi estendido com a finalidade de atender, em projectos de longo prazo, às necessidades das crianças e mulheres nos países em desenvolvimento. O UNICEF tornou-se parte permanente das Nações Unidas em 1953.

O que significa a sigla UNICEF?
Quando foi criado, o UNICEF chamava-se Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – em inglês, United Nations International Children's Emergency Fund. Ao tornar-se parte permanente da ONU, foi denominado Fundo das Nações Unidas para a Infância. No entanto, a sigla original (UNICEF) foi mantida.

Onde actua o UNICEF?
O UNICEF trabalha em 190 países e territórios, com programas específicos para cada um deles. Conta com 34 Comités Nacionais, sete escritórios regionais e 126 escritórios nacionais. Além disso, o UNICEF conta com um centro de pesquisa em Florença (Itália), um escritório de suprimentos e operações em Copenhaga (Dinamarca) e escritórios em Tóquio (Japão) e em Bruxelas (Bélgica). A sede do UNICEF localiza-se em Nova Iorque (Estados Unidos).

O que o UNICEF faz em Angola?
Para qualquer informação sobre as prioridades do UNICEF em Angola, as actividades desenvolvidas e como trabalhamos, visite a secção O que fazemos. Para uma visão geral sobre a missão e os princípios que regem o trabalho do UNICEF, visite a secção Sobre o UNICEF.

O que são os Comités Nacionais do UNICEF?
Os Comités Nacionais do UNICEF são organizações não-governamentais que, entre outras, promovem os direitos da infância, arrecadam recursos, vendem produtos da marca UNICEF e estabelecem parcerias.

Como posso obter as publicações e estudos do UNICEF?
As publicações e os estudos do UNICEF estão disponíveis no nosso site.

Sou jornalista, onde encontro notícias sobre o UNICEF e as suas acções?
Visite o nosso Centro de Imprensa.

Como posso entrar em contacto com o UNICEF Angola?
Pode contactar o UNICEF por meio de carta, e-mail ou telefone. Veja aqui os nossos contactos gerais e os exclusivos para a Imprensa

Há possibilidade de fazer trabalho voluntário no UNICEF Angola?
Se tem um diploma universitário e alguma experiência profissional, então pode candidatar-se ao Programa Voluntário das Nações Unidas (UNV). O UNV é o programa que recruta voluntários para trabalhos em todo o sistema das Nações Unidas, incluindo no UNICEF, nacional e internacionamente. Os procedimentos de candidatura e as informações estão disponíveis no site da UNV em inglês, francês e espanhol. 

O UNICEF concede bolsas ou financia a educação de pessoas que não podem pagar os estudos?
Não, o UNICEF actua para melhorar as condições de vida e prover oportunidades a todas as crianças de forma duradoura, em áreas como saúde, educação e saneamento, e o seu programa não inclui o financiamento para estudos de qualquer natureza.  

Como posso fazer uma doação para o UNICEF?
Obrigado pelo seu interesse em apoiar o UNICEF. O nosso trabalho depende inteiramente de contribuições voluntárias. O UNICEF Angola não recebe doações directas, mas pode ajudar-nos através do nosso site global de doações. A sua contribuição irá para os países onde as crianças mais precisam de ajuda. Pode ainda ajudar-nos a divulgar os direitos da criança ao partilhar os nossos conteúdos nas redes sociais. 

Como e onde posso candidatar-me a uma vaga de trabalho no UNICEF?
Todo o processo de selecção é feito através do nosso site Global. Todas as candidaturas recebidas são analisadas e as que atendem os requisitos passam por um processo selectivo.