Educação

O UNICEF apoia o Governo de Angola na promoção do acesso equitativo a um ensino de qualidade

UNICEF/Angola/2015/Vinicius Carvalho

O acesso a uma educação de qualidade é um direito

Em Angola, de 2001 até 2014, o número de crianças que ingressaram na escola quase quadruplicou. A qualidade e eficiência da oferta educativa tem merecido a atenção do Governo e dos seus principais parceiros. 

Contudo, cerca de 22% das crianças em Angola ainda se encontram fora do sistema de ensino e 48% das crianças matriculadas não concluem o ensino primário. Apenas 11% das crianças dos 3 aos 5 anos têm acesso à educação pré-escolar.

As desigualdades no acesso são substanciais entre os meios urbano e Rural: A taxa líquida de frequência do ensino primário é de 78% para o meio urbano e 59% para o meio rural. No ensino secundário esta taxa baixa para 50% no meio urbano e 14% no rural. 

As disparidades de género são mais acentuadas no ensino secundário, onde o índice de paridade é de 0,89 para o meio urbano e 0,62 para o rural.

As desigualdades no acesso à Educação e a baixa qualidade do ensino reduzem as oportunidades de desenvolvimento e integração das crianças. 

O Programa 

O Programa de Educação do UNICEF Angola foi concebido de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento e em estreita colaboração com os Ministérios da Educação e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher do país.

O seu objectivo é o de apoiar o governo a aumentar a capacidade de expandir o acesso equitativo e de qualidade à educação das crianças nos subsistemas de ensino  pré-escolar, primário e no 1º ciclo do ensino secundário. Para isso, conta com três domínios essenciais de actuação: 

Boy smiles to camera in a classroom in Cacuaco Municipality, Luanda Province

Acesso à Educação 

Entrar e manter-se no sistema de ensino. O UNICEF apoia o Governo de Angola a desenvolver actividades que incentivem ao aumento do número de alunos e à redução do abandono escolar. 

> Saiba mais

Student girl walks back home after school in street during sunset in Luena, Moxico Province

Qualidade com equidade na Educação

Pela qualidade da Educação para cada criança. O UNICEF trabalha na elaboração de sistemas de avaliação de aprendizagem e de políticas educativas. 

> Saiba mais 

Teacher explains lesson to girl student in primary education classroom

Gestão da Tecnologia na Educação 

A importância dos dados, porque cada criança conta. O UNICEF apoia o Ministério da Educação no reforço do Sistema de Informação e Gestão Escolar (SIGE), actualizando, com recurso à tecnologia, os dados relativos ao sistema de Ensino.

> Saiba mais

Baby in his mother's lap in Cacuaco, Luanda Province

Acesso à Educação da Primeira Infância e Pré-Escolar

O UNICEF apoia o governo angolano para  alargar o acesso ao ensino pré-escolar para todas as crianças, particularmente as mais vulneráveis   

> Saiba mais 

O impacto do Programa

Ao longo dos anos, o UNICEF tem vindo a estabelecer várias parcerias de qualidade com o Governo de Angola para o desenvolvimento do sector da Educação.

Com uma actuação aos níveis nacional, provincial e municipal, o Programa de Educação do UNICEF tem apoiado técnica e financeiramente o Governo de Angola em áreas como a da formulação de políticas e estratégias nacionais, no reforço da capacidade institucional, na pesquisa e diagnósticos, e no processo de inovação e gestão do Ensino. 

Por que continuaremos a trabalhar? 

  • Para que todas as crianças sejam integradas ao sistema de educação nacional 
  • Para aumentar a qualidade de Ensino para todos os alunos angolanos 
  • Para reduzir as disparidades de acesso à Educação entre meninas e meninos e os meios urbanos e rurais