Água, Saneamento e Higiene

O UNICEF Angola trabalha para garantir o direito humano à água potável segura e saneamento, fundamental para melhorar a saúde e reduzir a pobreza das crianças e as suas famílias

Boy showering in a water pump installed by a UNICEF Angola WASH project
UNICEF/Angola/2016/Xavi Simancas

Água, saneamento e higiene salvam vidas!

A falta de acesso à água potável e ao saneamento e as práticas de higiene insuficientes são as principais causas de doenças infecciosas, contribuindo para a desnutrição e mortalidade infantil.

Em Angola, apesar dos investimentos e progressos notáveis já registados, cerca de 44% da população ainda não tem acesso a uma fonte de água apropriada para beber. 

A defecação a céu aberto, comum nos meios rurais, leva à propagação de doenças provocadas por água contaminada, entre elas, a diarreia, que se tornou a principal causa de mortalidade infantil no país. Os hábitos de higiene essenciais não são amplamente praticados, e apenas 37% da população lava as mãos regularmente. 

Melhorias relacionadas com a qualidade e acesso à água são cruciais para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde de forma sustentável.

O programa

O Programa de Água, Saneamento e Higiene (WASH, na sigla em inglês) do UNICEF Angola foi concebido com base no Plano Nacional de Desenvolvimento para apoiar o aumento da capacidade nacional de implementação e monitorização dos serviços de água, saneamento e higiene sustentáveis. 

Tem como principais objectivos garantir que as crianças, jovens e as suas famílias tenham acesso a instalações de água e saneamento adequadas e vivam em comunidades livres de defecação a céu aberto. Para isso, o programa conta com seis domínios essenciais de actuação:

Women uses water pump installed by UNICEF with Andrex funding in a Angolan village

Gestão comunitária

Soluções locais para problemas locais, o ponto de partida para a mudança. A implementação do Modelo de Gestão Comunitária de Água - MoGeca. 

> Saiba mais

Boy washes his hands with water from a tap

Água, saneamento e higiene nas escolas

Qual a escola dos teus sonhos? ‘Escolas Amigas da Criança’, a melhoria do acesso ao abastecimento de água potável e instalações sanitárias nas escolas nacionais. 

> Saiba mais  

Filipe Alfredo, 40, from Waleca, is an activist for safe sanitation and stands outside his latrine during the Andrex and UNICEF field trip, on May 2016

Saneamento Total Liderado pela Comunidade (STLC)

Acesso sustentável à água e ao saneamento, comr eforço do quadro legal e político. 

> Saiba mais 

Wash emergencias

Reforço do sector e Sistemas de gestão

Formação e cooperação entre os agentes profissionais da área e todos os dados para a tomada de decisões com o SISAS - Sistema de Informação de Água e Saneamento. 

> Saiba mais

O impacto do Programa

Ao longo dos anos, o programa de WASH do UNICEF tem vindo a trabalhar com o Governo de Angola para o fortalecimento do quadro jurídico nacional da água, saneamento e higiene, bem como a sua operacionalização. Contribuindo também para reforçar as capacidades das instituições do sector, permitindo um melhor e maior acesso aos serviços de água, saneamento e higiene sustentáveis e de qualidade. 

Porque continuaremos a trabalhar? 

  • Acabar com a defecação a céu aberto
  • Proporcionar acesso equitativo à água potável e ao saneamento a nível nacional 
  • Promover mais e melhores hábitos de higiene