Água, Saneamento e Higiene
O UNICEF Angola trabalha para garantir o direito humano à água potável segura e saneamento, fundamental para melhorar a saúde e reduzir a pobreza das crianças e as suas famílias

Água, saneamento e higiene salvam vidas!
A falta de acesso à água potável e ao saneamento e as práticas de higiene insuficientes são as principais causas de doenças infecciosas, contribuindo para a desnutrição e mortalidade infantil.
Em Angola, apesar dos investimentos e progressos notáveis já registados, cerca de 44% da população ainda não tem acesso a uma fonte de água apropriada para beber.
A defecação a céu aberto, comum nos meios rurais, leva à propagação de doenças provocadas por água contaminada, entre elas, a diarreia, que se tornou a principal causa de mortalidade infantil no país. Os hábitos de higiene essenciais não são amplamente praticados, e apenas 37% da população lava as mãos regularmente.
Melhorias relacionadas com a qualidade e acesso à água são cruciais para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde de forma sustentável.
O programa
O Programa de Água, Saneamento e Higiene (WASH, na sigla em inglês) do UNICEF Angola foi concebido com base no Plano Nacional de Desenvolvimento para apoiar o aumento da capacidade nacional de implementação e monitorização dos serviços de água, saneamento e higiene sustentáveis.
Tem como principais objectivos garantir que as crianças, jovens e as suas famílias tenham acesso a instalações de água e saneamento adequadas e vivam em comunidades livres de defecação a céu aberto. Para isso, o programa conta com seis domínios essenciais de actuação:

Gestão comunitária
Soluções locais para problemas locais, o ponto de partida para a mudança. A implementação do Modelo de Gestão Comunitária de Água - MoGeca.

Água, saneamento e higiene nas escolas
Qual a escola dos teus sonhos? ‘Escolas Amigas da Criança’, a melhoria do acesso ao abastecimento de água potável e instalações sanitárias nas escolas nacionais.

Saneamento Total Liderado pela Comunidade (STLC)
Acesso sustentável à água e ao saneamento, com reforço do quadro legal e político.
Reforço do sector e Sistemas de gestão
Formação e cooperação entre os agentes profissionais da área e todos os dados para a tomada de decisões com o SISAS - Sistema de Informação de Água e Saneamento.
O impacto do Programa
Ao longo dos anos, o programa de WASH do UNICEF tem vindo a trabalhar com o Governo de Angola para o fortalecimento do quadro jurídico nacional da água, saneamento e higiene, bem como a sua operacionalização. Contribuindo também para reforçar as capacidades das instituições do sector, permitindo um melhor e maior acesso aos serviços de água, saneamento e higiene sustentáveis e de qualidade.
Porque continuaremos a trabalhar?
- Acabar com a defecação a céu aberto
- Proporcionar acesso equitativo à água potável e ao saneamento a nível nacional
- Promover mais e melhores hábitos de higiene