Água, saneamento e higiene nas escolas
O UNICEF trabalha com o Governo de Angola para elaborar um diagnóstico das condições de água e saneamento das escolas nacionais e planejar as acções necessárias

Qual a escola dos teus sonhos?
O sector da educação em Angola foi profundamente afectado pela guerra civil, com a destruição de infra-estruturas escolares e, apesar do progresso louvável registado nas infra-estruturas do país, as escolas ainda carecem de um ambiente higiénico e sanitário favorável.
A média de acesso dos alunos a uma casa de banho é de apenas 58%, sendo que 23,5% usam latrinas. Mesmo ao lado da escola, a prática de defecação ao ar livre acontece em 44% dos casos.
Somente 35% das escolas têm água para beber disponível e 62% não possui qualquer fonte de água potável. Cerca de 70% das escolas não têm ligações à rede, e aquelas que estão ligadas não são abastecidas durante 78% do tempo.
O subprograma Água, Saneamento e Higiene nas Escolas do UNICEF contribui para as prioridades do Governo de Angola, no âmbito da melhoria do acesso ao abastecimento de água potável e instalações sanitárias nas escolas nacionais, através da realização de um diagnóstico situacional para a orientação e formação de um modelo de “Escolas Amigas da Criança”.
Escolas Amigas das Crianças
Uma ‘Escola Amiga da Criança’ promove um ambiente de higiene e saúde apropriados, operação e manutenção das facilidades sanitárias, e é apoiada por um sistema de advocacia regional e nacional.
Com a necessidade de ter um conhecimento da realidade que afecta milhares de crianças em idade escolar, a Direcção Nacional do Ensino Geral, com o apoio das Direcções Provinciais de Educação do Cunene, Huíla, Bié, Luanda, Namibe, Huambo e o UNICEF, realizou um inquérito breve a 600 escolas com a intenção de avaliar o estado sanitário das mesmas.
Esta avaliação, executada através da aplicação do modelo abrangente de Tanahashi (1978), teve e tem como principal objectivo iniciar um debate sobre acesso à água, saneamento e higiene que leve ao planeamento e orçamentação adequados para escolas primárias. São as seguintes áreas prioritárias:
- Ambiente favorável
- Oferta
- Procura
- Qualidade
"Qual é a escola dos teus sonhos?” foi a pergunta central da pesquisa foi, com a intenção de encontrar a concepção que todos os envolvidos têm sobre uma escola ideal, que atenda às suas expectativas e necessidades, sem, no entanto, desconsiderar o contexto em que vivem.
As instalações de água e saneamento nas escolas têm um forte impacto, positivo, não apenas na redução de doenças e da mortalidade, mas também no aumento de matrículas por parte das raparigas, bem como nas taxas de retenção e conclusão
Veja alguns dados desta recolha:
- 55% das escolas inquiridas não têm água.
- Cerca de 70% das escolas não estão ligadas à rede.
- 62% das escolas inquiridas não têm água para beber.
- Cerca de 24% das escolas não têm instalações sanitárias.
- Em 32% das escolas inquiridas defeca-se ao ar livre, 18% em latrinas secas, 47% em latrinas ligadas à fossa séptica e 2% está ligada à rede de esgotos.
Os parceiros concluíram, entre outros:
- Que a necessidade de intervenção é urgente.
- Deve ser tido em conta melhor planeamento, como uma melhor base de dados para que possam existir fontes de verificação de áreas básicas como água, higiene e saneamento.
- A orçamentação não demonstra sustentabilidade a nível provincial, municipal e comunal.
- A inoperância dos mecanismos existentes nas escolas, por falta de fundos e planeamento, origina o colapso das já débeis estruturas.
- Os professores não são qualificados em 27% dos casos, não estando preparados com conhecimentos suficientes para cultivar matérias dentro dos temas da água, saneamento e higiene.
- As escolas precisam de um planeamento adequado na sua fase de construção de forma a o acesso à água, saneamento e higiene serem logo incluídos.
Os direitos da criança, referem-se à necessidade de perceber as crianças como sujeitos de direitos, e de transformar as escolas num espaço em que esses direitos sejam assegurados
E por isso, recomendam:
- Monitoria regular no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Informação sobre Educação
- Ocorrência de mais relatórios como este para obtenção de informação real para planeamento e recolha de dados essenciais para complementar a informação sobre o sector da educação em Angola
- Promover um debate multisectorial sobre água, saneamento e higiene nas escolas
- Que o Ministério da Educação elabore um plano nacional em parceria com entidades interessadas para elaboração de um inquérito nacional sobre água, saneamento e higiene nas escolas e os seus impactos na vida escolar e das crianças