Portas Abertas para a Inclusão
O Portas Abertas para a Inclusão visa formar educadores e gestores para promover a inclusão escolar de estudantes com deficiência por meio de práticas esportivas.

No Brasil, vivem aproximadamente 4,7 milhões de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência (IBGE, 2010). No entanto, existem apenas 827.243 matrículas de meninas e meninos (4 a 17 anos) com deficiência em classes comuns e especiais (Censo Escolar, 2017).
Nesse cenário, a educação inclusiva precisa ser pensada em todos os aspectos da vida escolar – das salas de aulas às quadras. Para isso, o UNICEF, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes e a Fundação FC Barcelona, desenvolveu o curso Portas Abertas para a Inclusão.
Ele oferece a professores e professoras de educação física e de outras disciplinas, gestores escolares e profissionais das secretarias de Educação e de Esporte, conteúdo teórico e prático para a inclusão escolar das crianças e adolescentes com deficiências.
Em três edições semipresenciais, a formação passou por 16 municípios em 15 Estados, certificou mais de 900 cursistas e atingiu cerca de 90 mil estudantes.
A partir de 2018, o curso Portas Abertas para a Inclusão passou a ser ofertado na modalidade de educação a distância (EaD), realizado na plataforma tecnológica Diversa, que possui as seguintes características:
- 100% online e autoinstrucional
- Carga horária total de 40 horas
- Gratuito e com emissão de certificado do UNICEF e parceiros
- Módulo com orientação para o desenvolvimento de projetos de intervenção escolar
- Pós-curso e compartilhamento de boas práticas na plataforma Diversa
Saiba mais em http://www.diversa.org.br