Núcleo de Cidadania de Adolescentes

Espaços de participação dos adolescentes construídos nos municípios participantes do Selo UNICEF.

Grupo de adolescentes está atrás de uma mesa com papéis para reciclar
UNICEF/BRZ/Anderson Rodrigues

Como parte da metodologia do Selo UNICEF, os municípios participantes dessa iniciativa são convidados a implantar núcleos de Cidadania de Adolescentes. São grupos compostos por, no mínimo, 16 adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida.

O núcleo de Cidadania de Adolescentes pode reunir adolescentes de diversas localidades do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos.

Cada núcleo é acompanhado por um(a) mobilizador(a) de adolescentes e Jovens. Trata-se de um adulto que tem como papel central comprometer a gestão pública na mobilização de adolescentes, de modo que essa seja uma responsabilidade assumida pelo município.

É importante que os núcleos de Cidadania de Adolescentes atuem em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para ampliar a participação de adolescentes nessa instância e garantir que suas decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.

Saiba mais em: selounicef.org.br

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações.