Zona Nossa – 2ª edição
Realizado pelo UNICEF e Luta pela Paz, o projeto promove o direito à conexão e à participação de adolescentes e jovens na Zona Norte do Rio de Janeiro

Em 2022, o UNICEF, em parceria com a Luta pela Paz, realiza a segunda edição do projeto Zona Nossa, com o engajamento de 350 adolescentes e jovens da Maré e Pavuna, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é criar oportunidades e apoiar adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que continuem seus estudos, acessem vagas de formação e emprego, bem como sejam mobilizadores em suas comunidades, por meio do acesso à tecnologia, à internet e a atividades de formação cidadã.
O projeto se soma à iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, realizada pelo UNICEF e a Prefeitura do Rio, que visa promover direitos e oportunidades para crianças e adolescentes, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida.
O ponto de partida é a entrega de kits de conectividade. Com celular, chip com plano de internet e materiais formativos, o kit garante acesso a diferentes conteúdos e trilhas formativas. E, ao longo de seis meses, ocorrem encontros presenciais e virtuais, tendo a internet e as redes sociais como ferramentas centrais para formação e mobilização dos participantes. Debates, trocas e discussão de ideias sobre diversos temas do seu dia a dia acontecem por meio de grupos virtuais.
Formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes
Um dos objetivos do projeto é despertar nos adolescentes e jovens o desejo de se engajar nas ações da sua comunidade, se organizando de forma coletiva e estruturada para debater assuntos atuais. Nesse sentido, faz parte do projeto a formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes, com a participação de 50 adolescentes e jovens que receberam os kits e desejam se engajar em ações de mobilização comunitária e incidência política.
A partir da proposição: “E se a Zona Norte fosse o meu país?”, o grupo é convidado a refletir sobre adolescência, juventude e cidadania, participando de diversas atividades para entender, na prática, conceitos como democracia representativa, eleições, planos de governo, entre outros.
Está prevista ainda a produção de um documentário sobre suas atividades, numa criação coletiva entre adolescentes e jovens com acompanhamento da equipe do projeto. A ideia é mostrar um panorama do que pensa a juventude de favela e periférica da Maré e Pavuna sobre assuntos como adolescência e identidade, direitos e cidadania, oportunidades e expectativas.
Uma realização do UNICEF, em parceria técnica com a Luta pela Paz, o projeto tem o apoio estratégico do Instituto BRF e a parceria da Fundação Mitsui. Com o apoio estratégico do Instituto BRF, o UNICEF está distribuindo kits de conectividade para adolescentes e jovens vulneráveis do Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, além de instalar estação de lavagem de mãos, distribuir kits de higiene e capacitar equipes educacionais no Mato Grosso, Pernambuco, Bahia e Ceará. Em parceria com a Fundação Mitsui, o UNICEF está distribuindo kits de conectividade para adolescentes e jovens do Rio de Janeiro, além de acompanhá-los por cinco meses em um processo de formação voltado para a inclusão no mundo do trabalho e retorno às aulas.