Trajetórias de sucesso escolar
Estratégia do UNICEF e seus parceiros tem por objetivo contribuir com as escolas públicas na construção de boas práticas para que estudantes que estão em atraso escolar consigam superar desafios e alcançar o sucesso.

No Brasil, 5,8 milhões de crianças e adolescentes das redes estaduais e municipais estão em distorção idade-série – ou seja, têm dois ou mais anos de atraso escolar, segundo o Censo Escolar de 2020. São meninas e meninos que, devido a reprovações e ao abandono escolar, vão ficando para trás, sem conseguir progredir nos estudos.
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) – uma iniciativa do UNICEF em parceria estratégica com Instituto Claro, Itaú Social, Porticus e B3 Social – tem como objetivo apoiar municípios e estados na definição, implementação e avaliação de políticas e ações de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série.
Abordar a distorção idade-série implica um olhar acurado sobre o racismo e na implementação de ações que abranjam essa perspectiva e as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam sobre a cultura afro-brasileira e indígena.
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar envolve quatro etapas:
- Diagnóstico: identificação dos dados sobre atraso escolar; da legislação; dos recursos da escola; dos equipamentos, ações e recursos da comunidade
- Planejamento: elaboração de plano de ação e de proposta pedagógica participativa, flexível e adaptada aos estudantes em distorção idade-série;
- Desenvolvimento: execução, acompanhamento e avaliação da proposta.
- Adesão: engajamento das escolas, dos parceiros, dos estudantes, das famílias e da comunidade escolar
A metodologia estimula e orienta as redes e as escolas para a construção de currículos específicos, com caráter de terminalidade e que envolvam a participação de professores(as) e estudantes na sua elaboração.
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar está presente nas redes estaduais de ensino de sete estados (AC, AP, ES, PA, RN, RR e SE) que desenvolvem, com apoio do UNICEF, programas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Já participam da estratégia 253 escolas estaduais, localizadas em 79 municípios com 468 turmas. Há iniciativas de TSE também no Amazonas e Maranhão.
Acesse: http://trajetoriaescolar.org.br