Bem-estar e privações múltiplas na infância e na adolescência no Brasil

A pobreza infantil é um problema universal com impactos devastadores. Mas, para uma compreensão completa do que significa ser pobre para uma menina ou um menino, não é suficiente concentrar-se na renda.

Destaques

A pobreza infantil tem múltiplas dimensões, além da material e da monetária. Resulta da inter-relação de privações, exclusão e vulnerabilidade que afetam a infância e a adolescência e impedem o bem-estar nessas fases da vida. Neste documento, é analisada a pobreza na infância e na adolescência no Brasil; é feita uma estimativa de quantos deles têm seus direitos básicos violados; e são analisadas a gravidade dessas violações e a forma desigual como são distribuídas em meio a essa população.

Sem se descuidar da privação monetária nas famílias, foram consideradas as seguintes dimensões não monetárias: educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, água, saneamento e moradia. Embora saúde seja uma das dimensões ausentes na medição, por falta de dados no ano da fonte selecionada, os dados de saneamento cobrem a parte dessa dimensão que coincide com a saúde pública, e tem forte impacto sobre a população de crianças e adolescentes.

Conhecer a extensão, a estrutura interna e a evolução das múltiplas privações é o ponto de partida para fixar metas e avaliar os progressos das políticas de combate a esses graves problemas.

Todas as informações foram extraídas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aplicada em 2015.

(For the publication in English, click the arrow in the box on the right)

capa da publicação Bem-estar e privações múltiplas na infância e na adolescência no Brasil
Autor(es)
UNICEF Brasil
Data da publicação
Idiomas
Português