Meninas líderes realizam marco contra a violência de gênero e racismo no Maranhão

Meninas líderes da macrorregião da Cidade Operária, em São Luís, realizam nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mobilização para o enfrentamento do racismo e da violência com base no gênero

03 março 2022

São Luís, 3 de março de 2022 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), e com o apoio das marcas SEMPRE LIVRE® & CAREFREE®, realizarão na próxima terça-feira, Dia Internacional da Mulher, um encontro do Coletivo Menina Cidadã. O evento visa promover a mobilização da comunidade para prevenção da violência de gênero e racismo e a continuidade do engajamento do coletivo. Ação ocorre, a partir das 9h, no Viva Cidade Operária, localizado na macrorregião da Cidade Operária, em São Luís, Maranhão.

"A gente sempre lutou para que as nossas vozes fossem ouvidas. A ação do dia 8 nos proporciona justamente isso, em que mostramos por que lutamos e para deixar bem claro que não queremos só ser igual, pois, quando falamos de direitos, principalmente de meninas e mulheres, a sociedade pensa que só queremos salários iguais ou direitos semelhantes aos dos homens. Não, queremos o que é nosso por direito, de poder ser meninas e mulheres sem medo, de poder ser negra, de poder ser quem eu quiser em relação a minha orientação sexual", enfatizou Fernanda Lima, 17 anos.

A programação, já em curso, está mobilizando meninos e meninas das escolas estaduais e municipais, representantes dos Cras e Creas e a comunidade entorno para que participem de revoada de pipas, roda de conversa, oficinas de turbantes, panfletagem e ciranda e conheçam a música decorrente da carta-demanda escrita pelo Coletivo Menina Cidadã, demandando dos gestores públicos ações claras de prevenção à violência. Além dessas atividades, muros estratégicos serão grafitados com mensagens de enfrentamento do racismo e da violência de gênero.

O Coletivo Menina Cidadã é um grupo formado por 20 meninas residentes na periferia de São Luís e afrodescendentes que estão em articulação com os tomadores de decisões públicas, demandando políticas públicas que respondam aos seus direitos. A ação do dia 8 de março é resultado das atividades de mobilização em torno de temas como segurança pública, violência de gênero e racial, saúde e lazer, e da celebração de diversas conquistas.

Para Ofélia Silva, chefe do escritório do UNICEF em São Luís, "é urgente o enfrentamento de violências de gênero e racial; esse é um tema que afeta toda a sociedade pelos impactos danosos que restringem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja em sua autoestima, no acesso e continuidade da sua escolarização, no seu acesso qualificado ao mercado de trabalho, ou mesmo na morte real de meninos e meninas afrodescendentes nas periferias, como vemos acontecer cada vez mais. E é um tema especialmente duro para meninas negras, porque elas pagam altíssimo preço pela exclusão e pobreza menstrual. Portanto, vamos continuar apoiando as meninas do Coletivo Menina Cidadã e, para o ano de 2022, a expectativa é mobilizar cerca de 3 mil meninas em torno dessa agenda de direitos".

A parceria entre a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão e o UNICEF tem possibilitado o desenvolvimento de um intenso processo de mobilização num dos territórios mais vulneráveis de São Luís, a macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica. Para Elivania Estrela Aires, superintendente da Fundação, "desde 2019 caminhamos junto com o UNICEF. Temos avançado neste ano com a ampliação de nossas ações no Coletivo Menina Cidadã em busca de conquistas ainda mais impactantes para meninas e meninos da periferia de nossa cidade. O dia 8 de março é marco dessa caminhada, quando pretendemos fortalecer as nossas ações de combate a violência de gênero e contra o racismo".

A macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica abrange 32 bairros onde o Coletivo Menina Cidadã atua – uma área que se expandiu como um conjunto habitacional para trabalhadores desde a década de 80, incorporando posteriormente ocupações lideradas por movimentos populares, e onde hoje vivem mais de 100 mil pessoas com desafios de acesso a transporte, saúde, educação, assistência social e outros serviços públicos. Nos primeiros meses de 2021, a Cidade Operária foi uma das regiões de São Luís que assistiu ao maior número de adolescentes afrodescendentes mortos pela violência letal urbana.

Sobre a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão
A Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), sem fins lucrativos, de âmbito nacional, desenvolve há mais de 13 anos ações nas áreas de assistência, saúde, cultura e educação na macrorregião da Cidade Operária, com áreas adjacentes que fazem limite entre a capital São Luís e o município de São José de Ribamar, beneficiando mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência e apoiando as comunidades mais vulneráveis.

Sobre a parceria com SEMPRE LIVRE® & CAREFREE®
Em parceria com SEMPRE LIVRE® & CAREFREE®, o UNICEF tem fortalecido o debate sobre a dignidade menstrual de adolescentes. Além das doações de absorventes, a parceria tem possibilitado realizar eventos, debates e outras ações visando promover a saúde menstrual nas comunidades mais vulneráveis.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.