Chama na Solução – Mudanças Climáticas – Rio de Janeiro – 2023
Por meio do projeto Chama na Solução, dez projetos realizados por adolescentes e jovens com foco no clima e meio ambiente serão desenvolvidos com apoio do UNICEF em parceria com o Cedaps

Em julho de 2023, começou no Rio de Janeiro a terceira edição do projeto Chama da Solução com foco no tema das mudanças climáticas. Em sintonia com a Agenda 2030, o projeto incentiva iniciativas lideradas por adolescentes e jovens de favelas e periferias do Rio de Janeiro para que eles desenhem e executem propostas para o enfrentamento dos impactos da crise climática nos locais onde vivem.
No projeto, realizado pelo UNICEF em parceria técnica com o Cedaps, estão sendo mobilizados 50 adolescentes e jovens para que desenvolvam em grupos ideias criativas, práticas e aplicáveis no cotidiano de seu território. Após desenhar as soluções, cada grupo vai compartilhar as ideias com outros adolescentes e jovens de seus territórios para aprimorar as propostas originais e então receber o recurso “semente” – um investimento financeiro inicial – para concretizar e potencializar os resultados, que devem alcançar 2.000 adolescentes e jovens no total.
Maré de Vida Verde – Complexo da Maré – Propõe a realização de oficinas temáticas nas escolas do território, promovendo a educação ambiental e construindo pontos verdes.
Prazeres em Chamas – Morro dos Prazeres (Santa Tereza) – A proposta é promover a reflexão alimentar, comunitária e ambiental dos jovens do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, no bairro, por meio de atividades na horta da escola.
Faveleira – Complexo da Maré – O objetivo é apoiar o empreendedorismo sustentável de adolescentes e jovens da Maré, a partir de um catálogo que foi produzido.
ELZAs – Caju – Promove na Zona Norte a formação de lideranças femininas no ativismo ambiental, especialmente meninas não brancas e pertencentes à comunidade LGTBQIAP+, que vivem em favelas e periferias do Caju. Em parceria com a instituição Gol de Letra, o coletivo vai ancorar um jardim vertical na instituição e realizar encontros formativos de educação ambiental com os alunos do projeto.
Tô Navegando – Madureira – Tem o foco na responsabilidade social para o enfrentamento dos desafios ambientais e quer incentivar a participação de adolescentes e jovens na construção de soluções ligadas a essas emergências, a partir do uso de drones para a montagem de um documentário.
Jovens Atuando pelo Futuro – Santa Cruz – A proposta é promover o resgate ambiental, a partir da criação de um mudário no Palacete da Princesa Isabel, no bairro, contando com a mobilização e participação de jovens e adolescentes das escolas da região.
ArterAção – Brás de Pina – Busca garantir um espaço popular de participação, formação política, acolhimento e execução de projetos. O coletivo quer dar visibilidade, por meio do meio audiovisual, às consequências do racismo ambiental na vida dos adolescentes e jovens do bairro e adjacências.
Polo Defensores do Planeta – Zona Oeste – Propõe desenvolver um jogo de tabuleiro humano, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que será aplicado junto com a comunidade escolar na Zona Oeste do Rio de Janeiro.