Chama na Solução Manaus
A maratona social Chama na Solução Manaus é parte da articulação nacional “Um milhão de oportunidades” e do programa global Generation Unlimited.
Jovens brasileiros e venezuelanos formulando soluções pensadas nas necessidades e nos desafios de crianças e adolescentes refugiados e migrantes no estado do Amazonas
A maratona social Chama na Solução é uma iniciativa do escritório do UNICEF em Manaus e tem por objetivo criar uma rede de protagonismo jovem na cidade, ouvindo e conectando a juventude para a criação de soluções sociais.
>> Conheça os selecionados
>> Passo a passo sobre a seleção dos participantes
Toda a metodologia foi desenvolvida e adaptada para o ambiente digital, tendo como prioridade ferramentas de fácil manuseio e sem exigência de alta velocidade de internet, considerando dificuldades de conexão que parte dos participantes possam enfrentar. Serão encontros imersivos, oficinas de criação em equipes e mentorias com profissionais do UNICEF e parceiros que atuam na resposta humanitária ao fluxo migratório de venezuelanos na capital do Amazonas. A expectativa é envolver uma centena de jovens para discutir e propor respostas criativas para sete desafios envolvendo educação, proteção, saúde, nutrição, água e saneamento, engajamento e participação de adolescentes e geração de renda e empregabilidade.
Ao final da maratona, os jovens vão apresentar o protótipo das ideias desenvolvidas em formato de pitch – uma breve exposição a fim de convencer os avaliadores sobre a pertinência da proposta para solução do desafio social enfrentado. As equipes pré-selecionadas pela banca técnica, segundo critérios como inovação e aderência à proposta, receberão uma premiação, incluindo 35 tablets, acompanhados de kits de aprendizagem.
Um milhão de oportunidades
A maratona social está inserida no contexto da articulação nacional intitulada “Um milhão de oportunidades”, que faz parte do programa global Generation Unlimited.
A iniciativa tem foco nos adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade – como negros e pardos, indígenas, adolescentes e jovens moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência. Nos próximos dois anos, a meta é gerar um milhão de oportunidades, em quatro pilares principais: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.
As oportunidades geradas pela iniciativa podem ser consultadas no site: https://www.1mio.com.br/.
A maratona social Chama na Solução Manaus conta com apoio técnico do Impact Hub Manaus e da DePropósito Comunicação de Causas. |
---|