Projetos criados pelo Chama na Solução Manaus são apresentados
Oito equipes criaram projetos alinhados aos ODS e serão avaliadas online pelo júri formado por adultos e crianças. Todos os finalistas serão premiados com tablet, kit de aprendizagem e certificado.
O UNICEF Brasil realiza, nesta quinta-feira, 3 de dezembro, o encerramento do Chama na Solução Manaus, maratona social e criativa que reuniu jovens brasileiros e venezuelanos de forma totalmente online. O evento será marcado pela apresentação de oitos projetos desenvolvidos ao longo de duas semanas e destinados a gerar soluções para os desafios enfrentados por crianças e adolescentes, refugiados e migrantes, no Amazonas, Região Norte do Brasil.
Os projetos selecionados envolvem 26 jovens que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Há soluções nas áreas de educação, proteção, saúde, nutrição, engajamento, empregabilidade, água, saneamento e higiene. Cada equipe terá três minutos para apresentar sua ideia, destacando o processo de desenvolvimento, que teve o apoio de mobilizadores e mentores parceiros do UNICEF, a viabilidade da aplicação e os resultados esperados.
Banca avaliadora
Profissionais representantes das áreas de inovação e negócios foram convidados para compor a banca de jurados que fará considerações sobre os projetos apresentados: Denys Cruz, analista técnico no Sebrae Amazonas; Samara Castro, administradora e diretora de projetos no Fab Lab Manaus; Isabele Stoco, engenheira e especialista de novos modelos na Moto Honda da Amazônia; Alessandro Brito, designer da Rede Amazônica; e Mariana Ribeiro, assistente de projetos do Selo UNICEF.
As avaliações serão baseadas nos critérios de inovação, resolução de problemas para o público-alvo, viabilidade de implantação e qualidade da entrega. Todos os finalistas serão premiados com tablet, kit de aprendizagem do UNICEF e certificado de participação.
Jurados mirins
Com o princípio de estimular o protagonismo infanto-juvenil, o encerramento do Chama na Solução Manaus também terá a participação de jurados entre 10 e 11 anos. Uma das avaliadoras é a estudante Kayna Beatriz. Inscrita na primeira fase da maratona, ela não passou na seleção por não ter a idade mínima de 14 anos, mas seu engajamento não passou despercebido. Ela foi convidada a participar da banca de meninas e meninos jurados, que também vai avaliar os projetos finalistas. “Nós vemos na TV muitas famílias sendo separadas e indo para abrigos. Essa iniciativa pode ajudar muitas pessoas”, afirma.
Mesmo com a pouca idade, Kayna tem o propósito de gerar impacto positivo na sociedade. Desde cedo, acompanha os passos da avó, Telma Felix, nas atividades do Instituto Cultural Afro Mutalembê, de Manaus. “A Kayna é nossa mascote, pois sempre está conosco em nossos movimentos e ações, portanto, gratidão é a palavra que exprime como nos sentimos com essa ação individual dela, que contribui com seu crescimento e empoderamento”, comemora a avó.
Arthur é o mais jovem entre as crianças do júri. Com apenas 10 anos, já tem uma longa trajetória de envolvimento com a área de sustentabilidade. “Desde os 4 anos ele participa direta ou indiretamente da Virada Sustentável Manaus. Na edição 2019, participou do painel ‘A bandeira dos ODS e a Manaus que as crianças querem para 2030’ e atuou no curta ‘O caso Tucumã’, do OPA Festival de Curtas. Estudioso dos ODS, Arthur é muito consciente de seu papel social”, conta a mãe do menino.
Metodologia
O percurso orientador do Chama na Solução Manaus está calcado na metodologia “Como Nasce uma Ideia”, baseada em preceitos do design thinking e criada pelo Porto Digital, em parceria com o escritório do UNICEF no Recife. Trata-se de um processo criativo que tem como objetivo a geração do maior número de ideias possível de forma colaborativa. Com base nesse método, a maratona foi dividida em cinco etapas: conhecer os desafios; pensar em soluções; prototipar intervenções; testar com atores envolvidos; e apresentar as soluções propostas.
“Foi um processo imersivo que alcançou resultados acima do esperado graças à participação ativa e ao envolvimento de todos. Mostramos que a juventude tem alto potencial criativo para gerar soluções transformadoras, que resolvem problemas reais e podem gerar impacto positivo em toda a região do Amazonas. Em breve, faremos a divulgação dos projetos finalistas”, relata Sidney Vasconcelos, oficial de Educação do UNICEF em Manaus e colíder da iniciativa, que tem apoio técnico do Impact Hub Manaus e da DePropósito Comunicação de Causas.
“Um milhão de oportunidades”
O Chama na Solução Manaus está inserido no contexto da articulação nacional intitulada “Um milhão de oportunidades”, parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil) que reúne oportunidades voltadas a jovens de 10 a 24 anos de todo Brasil, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.