A música mais desafiadora e alegre do mundo relançada pelo UNICEF

24 Abril 2020
 "Pata Pata" de Miriam Makeba foi regravada pela Embaixadora de Boa Vontade do UNICEF, Angélique Kidjo
© UNICEF/UNI323336/

Joanesburgo, Nairobi, Nova Iorque - Uma vez chamada de "música mais desafiadora do mundo", "Pata Pata" de Miriam Makeba foi regravada pela Embaixadora de Boa Vontade do UNICEF, Angélique Kidjo, para espalhar informações e esperança neste momento que enfrentamos o Coronavírus.

Sem nenhuma alteração nos acordes ou sílabas, embora com várias alterações na letra, 'Pata Pata' será relançada pelo UNICEF em todo o mundo nesta quinta-feira, mais de 50 anos desde que o sucesso internacional atingiu o mundo estrondosamente. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) faz isso com total aprovação relativa aos direitos autorais.

Apelidada de 'Mama Africa', Miriam Makeba era uma cantora e compositora Sul-africana. Ela foi uma Embaixadora das Nações Unidas que trabalhava em assuntos sobre a fome, o HIV e a violência doméstica, além de ser uma activista dos direitos civis. Makeba foi uma das primeiras músicas africanas a receber reconhecimento mundial, tendo ganho um Grammy em 1965, e que desfilava sua classe desde Joanesburgo a Nova Iorque; de Lagos para Londres. Ela foi amiga e mentora de Kidjo.

'Pata Pata' significa literalmente 'touch touch' na língua Xhosa (da África do Sul). A versão modificada cantada por Kidjo inclui trechos  como: É hora de "Sente-se [sit it out]!" Isto é 'no-pata-pata ... Fique em casa e espere ... ... Precisamos manter as mãos limpas… . Então 'no-pata pata'... Não toque no seu rosto, mantenha distância, por favor .

Esta nova versão do 'Pata Pata' será gratuita para difusão (link abaixo). Incentivamos o público a enviar vídeos de si mesmos dançando ao som desta 'Pata-Pata', marcando @1unicefafrica no TikTok ou @unicefafrica no Instagram com #nopatapata e #healthyathome. Os melhores clipes de dança serão incluídos num videoclipe a ser lançado em meados do mês de Maio.

A música tem uma repercussão especial para Kidjo, cujo amigo, o ícone do Afro-jazz Manu Dibango, morreu no início deste mês por causa do Coronavírus. “Manu inspirou-me. Miriam inspirou-me. E Pata Pata deu-me esperança”, disse Kidjo. “Todos sabemos o que precisa ser feito, mas também sabemos o quanto as comunidades estão sofrendo. Pata Pata sempre esteve lá para as pessoas em momentos de luta. Espero que ajude mais uma vez. E espero que nos nossos espaços confinados possamos dançar mais uma vez.”

 


 

LINK PARA A CANÇÃO

https://chabmastering.wetransfer.com/downloads/4b034f2d42a7f94fe73038bc65070fb820200420105645/b57d65dc1d127561da87fd5ff61ae7c320200420105645/f7c2ea

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390
Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook