Programa da resposta da protecção social a COVID-19 ajuda famílias vulneráveis em Moçambique
Jacinta Victor, de 78 anos de idade, é beneficiária do programa da resposta da protecção social ao programa COVID-19 (PASD-PE COVID-19) em Zalala.

Zalala, Zambézia - "Devido a minha idade, eu não consigo fazer muito. Este apoio irá ajudar a comprar alimentos para minha família e também sementes para continuar a semear na minha pequena machamba" - Jacinta Victor, de 78 anos de idade, beneficiária do programa da resposta da protecção social ao programa COVID-19 (PASD-PE COVID-19) em Zalala, que recebeu a sua segunda tranche durante a Semana para a Erradicação da Pobreza.
A família de Jacinta foi afectada pela #COVID19, e ela já não conseguia vender os produtos da sua machamba. Jacinta cuida de cinco netos, quatro deles com menos de 5 anos de idade, e do seu marido que é cego e não consegue trabalhar.
Com parte do dinheiro que recebeu na primeira tranche, ela contratou pessoas para a ajudar com a colheita na sua machamba. "Estou realmente grata pelo benefício que este programa trouxe na minha vida," concluiu Jacinta.
O programa PASD-PE COVID-19 em Moçambique é implementado pelo Ministério de Género, Criança e Acção Social (MGCAS), através do seu braço operacional, o Instituto Nacional de Acção Social (INAS), apoiado pelo UNICEF e pelo o Programa Mundial de Alimentação (PMA), financiado pelo Governo do Canadá, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e KfW. O objectivo do programa é apoiar e reforçar a resiliência dos agregados familiares em situações de pobreza e vulnerabilidades expostas aos efeitos da COVID-19, com enfoque nas crianças, mulheres e pessoas com deficiência, através de transferências monetárias móveis.