Lote de vacinas da Pfizer contra a COVID-19 e Câmaras Ultra Frio da Iniciativa COVAX, chegam a Moçambique financiadas pelo Governo dos EUA e o Governo da Alemanha

Maputo, 01 de Setembro de 2022 – O lote de vacinas contra a COVID-19 da Pfizer que chega a Moçambique hoje, 5ª feira (01 de Setembro) contará com 1.333.800 doses da Vacina Pfizer. As 4.899.960 são as doses que o País vai receber até próxima semana.
As 1.333.800 doses da Iniciativa COVAX são financiadas pelo Governo dos Estados Unidos da América (EUA).
Estas doses complementam as 30,989,920 doses já obtidas pelo Governo Moçambicano totalizando 32,323,720 doses, com o apoio de vários parceiros de Moçambique, no âmbito da Iniciativa COVAX.
Essas vacinas serão usadas para o início da imunização contra a COVID-19 da população Adolescente (12-17 anos), a partir do dia 27 de Setembro, conforme anunciado pelo Presidente da República na Comunicação à Nação do dia 31 de Agosto.
Para permitir a chegada desse lote de vacinas e iniciar-se esta campanha de vacinação de adolescentes, equipas do Ministério da Saúde, do Centro de Medicamentos de Artigos Médicos (CMAM) e de vários parceiros realizaram as seguintes actividades e contribuições:
- Entrega de 20 unidades de câmaras de ultra frio, também recebidas hoje e doadas pelo Governo da República Federal da Alemanha, através da Iniciativa COVAX;
- Entrega de seringas específicas (0,3ml) doadas pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI), a tempo de chegarem para a campanha de vacinação dos primeiros adolescentes, no País;
- Construção de infraestruturas pré-fabricadas, com a apoio e assistência técnica do UNICEF, para instalar as câmaras de ultra frio e as vacinas.
- A OMS financia a formação dos vacinadores a nível nacional em todos os distritos. A OMS apoia a supervisão da pré-campanha, e durante e pós-campanha de vacinação e presta apoio técnico na atualização da base de dados que ira alojar os dados da vacinação da Pfizer.
“O UNICEF está muito orgulhoso deste apoio do Governo dos EUA e do Governo da Alemanha ao povo de Moçambique através da Iniciativa COVAX, e felicita o Governo de Moçambique pela forte implementação do seu programa de vacinação contra a COVID-19, agora incluindo pessoas do grupo etário entre os 12-17 anos de idade. Até que a maioria da população esteja completamente vacinada será fundamental manter todas as medidas preventivas de resposta à pandemia disse Katarina Johansson, Encarregada interina da Representação do UNICEF em Moçambique. “Continuaremos a trabalhar com o Governo de Moçambique e parceiros para assegurar a disponibilidade de vacinas para a maioria da população”, concluiu.
Desde o início da pandemia, o Sistema das Nações Unidas em Moçambique tem trabalhado com as autoridades nacionais, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconómicos.
“O acesso equitativo a vacinas seguras e eficazes é fundamental para acabar com a pandemia da COVID-19, mas não são as vacinas que irão parar a pandemia, é a vacinação. Devemos assegurar um acesso justo e equitativo das mesmas, e garantir que cada país as recebe e possa distribuí-las para proteger a sua população, a começar pelos mais vulneráveis”, disse Dr. Severin von Xylander Representante da OMS em Moçambique.
NOTA PARA OS EDITORES
O COVAX, pilar de vacinas do Acelerador de Acesso a Ferramentas Contra a COVID-19 (ACT), é co-liderado pela Coligação para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.
O plano do COVAX é fornecer vacinas para 20% da população de cada país participante. Há dois grupos de países e territórios participantes: os autofinanciados, países de média e alta renda, que pagam pelas vacinas; e os de baixa renda que recebem as vacinas sem custo. No caso da África Austral, todos os países da região excepto a República da África do Sul, fazem parte do segundo grupo.
O Ministério da Saúde (MISAU) lidera toda a coordenação da campanha através do Programa Alargado de Vacinação (PAV). O UNICEF apoia a gestão das vacinas para chegarem aos distritos e a mobilização social durante a campanha para alcançar os adolescentes entre os 12-17 anos.
A OMS apoia a campanha de vacinação com a microplanificação e as equipes de vacinação.
A Global Health Supply Chain – Procurement and Supply Management (GHSP-PSM) ajuda na distribuição das vacinas às provincias. São um parceiro apoiado pela USAID.
CHEGAR – ‘Last mile USAID project’ – facilitará o transporte das vacinas das províncias aos distritos.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook