Boas Práticas: Água e Saneamento nas Escolas do Semiárido

A iniciativa Toda Escola com Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha é uma das principais estratégias do UNICEF para garantir o direito de crianças e adolescentes do Semiárido a água e saneamento.

Destaques

“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos” é o sexto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e está diretamente ligado ao mandato do UNICEF. No Brasil, a iniciativa Toda Escola com Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha é uma das principais estratégias do UNICEF para garantir esse direito às crianças e aos adolescentes e faz parte da metodologia do Selo UNICEF no Semiárido.

De acordo com o Censo Escolar 2015, do Ministério da Educação, 8,2% das escolas da região não têm acesso à água. Entre elas, 1.217 funcionam sem banheiros e 80% não têm sanitários adaptados à educação infantil. Em 1.566 delas não há sistema de esgoto adequado. Durante a edição 2013-2016 do Selo UNICEF, 2.710 escolas de 241 municípios realizaram alguma intervenção em sua infraestrutura para melhorar as condições de saneamento básico, beneficiando mais de 500 mil meninos e meninas. Destes, 72 municípios se destacaram por reunir boas práticas em projetos de saneamento e de educação para a convivência com o Semiárido.

As histórias de cinco desses municípios estão na publicação Boas Práticas: Água e Saneamento nas Escolas do Semiárido. O objetivo é que elas inspirem transformações positivas em um número cada vez maior de cidades do Semiárido e do Brasil.

(For the publication in English, click the arrow in the box on the right)

capa do relatório Boas Práticas: Água e Saneamento nas Escolas do Semiárido
Autor
UNICEF Brasil
Data da publicação
Idiomas
Português, Inglês

Baixar o relatório

(PDF, 5,02 MB) (PDF, 11,90 MB)