PAPEI
Alimentação saudável pra criança e pra toda a família

Projeto
A campanha PAPEI é uma iniciativa do UNICEF com a missão de falar sobre a alimentação saudável para toda a família desde o nascimento da criança e durante o seu crescimento.
A campanha possui três fases, começando pelo aleitamento materno exclusivo (Fase 1), passando pela introdução alimentar (Fase 2) e então englobando a alimentação de toda a família (Fase 3). Neste momento, iniciaremos a Fase 1!
Tudo começa com a história de Miranda, que acabou de se tornar mãe com toda a alegria, todo o êxtase e todos os medos que essa novidade traz. Miranda sabe que a alimentação do bebê faz muita diferença para seu desenvolvimento, e, por isso, decide dar o que ela tem de melhor para alimentar o seu bebê: a melhor coisa pro bebê é mamar!
Acompanhe essa história conosco!
Música
A melhor coisa
Ficha técnica
- Composição, produção musical e mixagem: Carlinhos Borges
- Voz solo e coros: Carol Levy
- Voz da LÁCTEA: Fábio Caio
- Violão e cavaquinho: Bozó das 7 cordas
- Flauta, clarinete e clarinete: Henrique Albino
Descrição
É melhor pra todo mundo: o bebê se alimenta e fica protegido contra doenças, recebe o alimento mais completo e natural que existe, desenvolve habilidades – como sugar, que prepara o bebê para quando for mastigar e até mesmo auxilia para quando começar a falar –, tem mais estímulos para o desenvolvimento cerebral e ainda é de graça, está pronto para toda e qualquer hora! Sem falar na conexão e na troca de afetos que se estabelece entre a mãe e o seu bebê.
Mamar ao som de samba, então? Melhor ainda! Venha com a gente nesta campanha: PAPEI!
Letra
Nasceu, chegou quem eu tava esperando
Chorou, depois aconchegou, foi acalmando
Me olhou, então um grande amor floriu assim
E eu prometi fazer sempre o melhor
Que eu conseguir
A nossa união, de coração pra coração,
É tão bonita com a amamentação
A melhor coisa pro bebê é mamar
Amamentar vale a pena
Mesmo que cause dor
É passageira
Siga em frente, por favor!
Quando o cansaço bater
Olhe a carinha do bebê
A energia, o amor
Vão te fortalecer
Não dê bola para quem fala demais
A intuição de uma mãe sempre vale mais
Uma nova mulher nasceu
Somos fortes e independentes
É a nossa vida vivida de um jeito diferente
A melhor coisa pro bebê é mamar
Mamãe dá colo e o bebê vai papar
Solo LÁCTEA
Eu sou a solução dos seus problemas
Láctea
Aqui você encontra o sossego
Láctea
A minha fórmula alimenta o seu bebê
Láctea
E também traz o descanso pro seu peito
Eu sou Láctea !!!!
Falado:
Ihhh, que papo furado é esse, hein ?
Tá querendo desandar o meu samba, ôh Láctea?
A tal da lata se eu puder eu não dou
Dar de mamar é um ato de amor
Só o leite do peito tem tudo para o bebê
Siga firme se puder / é bom pra ele e pra você
[Fica na tua, Dona Láctea, tua fórmula é meio fraca, viu
O meu leite tem tudo; nem que você queira, ganha essa parada]
A melhor coisa pro bebê é mamar
O pai, a tia, a vizinha são rede de apoio
Vem cá ajudar
A melhor coisa pro bebê é mamar
Mãe também quer colo
Chegue junto pra colaborar, como diz?
A melhor coisa pro bebê é mamar
Melhor que leite do peito
É impossível de alguém inventar
A melhor coisa pro bebê é mamar
Até os seis meses de vida
Nem suco, nem lata, nem sopa, nem chá
A melhor coisa pro bebê é mamar
O leite do peito é o melhor alimento pro bebê papar
A melhor coisa pro bebê é mamar 2x
BEBÊ quer colo e também quer papar
[E aí, BEBÊ, papou?]
PAPEI!
Esquetes
Despertares
Descrição
Sabia que existem latinhas como essa querendo ocupar o lugar da amamentação? Acontece que nunca, nunquinha, uma lata de leite animal será igual ao leite materno. Em casos de dificuldades com a amamentação, a mãe e a família precisam buscar orientação de profissionais de saúde que apoiem a amamentação e que sejam de confiança da mulher, a fim de que ela faça a melhor escolha para ela e seu bebê.
O leite materno protege contra doenças e tem tudo do que o bebê precisa. A recomendação é que o leite materno seja o único alimento, inclusive sem água, sucos e chás, durante os primeiros seis meses de vida!
Pressões
Descrição
O comecinho da vida de um bebê traz um turbilhão de emoções para essa mulher que gestou e esperou ansiosamente pelo nascimento do filho ou filha. É comum escutarmos a máxima que diz "quando a mulher engravida e nasce um bebê, nasce também uma mãe", não é verdade? E é isso mesmo. Um bebê não vem com manual de instruções e tudo é novidade tanto para ele quanto para essa mulher que, agora, se tornou mãe. Imagina só que loucura ter uma fábrica dentro da gente que é capaz de gerar uma vida?! É muito poder!
E é justamente sobre esse poder que nós viemos falar pra você, que acabou de ter um bebê ou está prestes a conhecer o rostinho do seu filho ou filha. Você, além de ser capaz de gerar uma vida, tem todas as condições de alimentar seu bebê por meio da amamentação. Você tem o alimento mais completo, na temperatura ideal, pronto a qualquer hora, com a quantidade de água, proteção e nutrientes para fazer o seu filho ou filha se desenvolver perfeitamente. Não é o máximo?! Se você estiver passando por qualquer dificuldade, busque ajuda de um(a) profissional de saúde de confiança. Só ela ou ele tem todo o conhecimento para avaliar o seu bebê e ajudá-la no que for preciso.
Sombras
Descrição
A rede de apoio é muito importante para a amamentação, é cuidar da mãe que cuida do bebê! Esse cuidado deve ser tanto para a saúde do corpo da mãe quanto da sua mente. O que as pessoas ao redor dessa mulher puderem fazer será bem-vindo: ajude na alimentação, ofereça água regularmente, escute, ajude nas tarefas domésticas e no cuidado com o bebê. A rede de apoio pode envolver todo mundo! Chame a vizinha, a tia, a irmã, o marido, a sogra, os amigos.... bora pra botar a mão na massa, combinado?
Tentações
Descrição
A fase inicial de um bebê exige muita dedicação da família, mas principalmente da mãe. O cansaço das noites sem dormir pode fazer a mulher, às vezes, pensar em desistir da amamentação. Mas você já parou pra pensar que, além de ser o melhor alimento para o bebê, amamentar é bom para a saúde da mãe?
Se aparecerem por aí dizendo que o seu leite é fraco, que o seu bebê está chorando de fome, que você deveria dar um complemento, uma chupeta ou coisas do tipo, saiba: leite materno fraco não existe. Se você estiver passando por qualquer dificuldade, busque ajuda de um(a) profissional de saúde que apoie o aleitamento materno e que seja da sua confiança. Só ela ou ele tem todo o conhecimento para avaliar o seu bebê e ajudá-la no que for preciso.
Essências
Descrição
Amamentar contribui muito para a relação afetiva entre a mãe e o bebê e a criação de vínculo. Essa relação faz parte do desenvolvimento da saúde emocional do bebê e da saúde emocional da mãe também, gerando um sentimento de segurança, proteção e acolhimento!
Sonhos
Descrição
Nasce um bebê, nasce uma mãe! A vida muda pra melhor! E quanto mais nos preparamos com informações de qualidade, mais fácil é para dar o melhor para a criança, apesar das muitas pressões do dia a dia.
A recomendação é que a amamentação se inicie na primeira hora de vida e continue sendo exclusiva até os seis meses de idade e depois de forma complementar por dois anos ou mais. Até os seis meses, o leite materno oferece todos os nutrientes de que o bebê necessita sem precisar de qualquer outro alimento! A partir dos seis meses, o bebê precisa comer outros alimentos, desde que sejam saudáveis. É a fase em que o bebê vai aprender novos sabores, cores e as sensações das frutas, verduras e da comida de verdade.
Está pronto pra entrar na Fase 2? Papei!
Cards
Cuidado com o que dizem por aí

Quem tem que tomar muita água é a mãe

Quem tem o que a criança precisa é a mãe

Quando um bebê dorme melhor, a mamãe fica ainda mais contente

Peito, peito, peito. Até os seis meses é só com ele.

Amamentar por quê?

Você sabia?

É preciso cuidar de quem cuida

Precisamos cuidar da mulher que teve um bebê. Esse cuidado deve ser tanto para a saúde do seu corpo quanto da sua mente. Tudo o que as pessoas ao redor dessa mulher puderem fazer será bem-vindo: cuide da alimentação dela, sempre escolhendo alimentos saudáveis e minimamente processados. É o que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda! Sabia que não existe comprovação de que alguma comida ou bebida aumente ou diminua a produção de leite materno? A mesma coisa acontece no caso das cólicas do bebê. Não há comprovação de que o alimento da mãe trará desconforto ao bebê. Uma coisa é certa: a mãe tem que beber água regularmente, pois amamentar dá muita sede! E mais: deixe ela descansar! Isso sim influencia a produção de leite! E o que a gente deve fazer para que a deusa do leite consiga descansar? Dividir os cuidados com o bebê e as tarefas domésticas com todo mundo: chame a vizinha, a tia, a irmã, o marido e a sogra pra botar a mão na massa, combinado? |
Tá doendo pra amamentar?

Hábitos prejudiciais à amamentação

A melhor coisa para o bebê é mamar

Meu sonho? Saber que as dobrinhas do meu bebê foram feitas do leite do meu peito.

Ficha técnica
Ficha Técnica
Iniciativa: UNICEF Brasil
Realização: Onomatopeia Ideias Sonoras
Roteiro original: Leo Falcão e Erickson Marinho
Supervisão de roteiro: Carol Levy
Direção artística: Carol Levy
Direção e produção musical: Carlinhos Borges
Direção de cena: Gerson Damasceno
Direção de Fotografia: Ricardo Lima (Jacaré)
Assistente de fotografia: Márcio, Fiapo e Leonardo
Produção de set: Paloma Rêgo Barros e Laura Aragão
Visagismo: Júlio Rocha
Edição: Gerson Damasceno
Produção executiva: Carol Levy
Identidade visual: Betinho Montenegro
Direção de arte: Trícia Mota
Assistente de dir. de arte: Hemerson Souza
Equipe do UNICEF: Cristina Albuquerque, Camilo Leon, Stephanie Amaral, Regicely Aline Brandão, Marília Lima
Elenco:
- Carol Levy (Miranda, Merendeira, Tomate e todos os personagens- boca)
- Fábio Caio (LÁCTEA, Arrozes, Feijão)
- Fátima Caio (Ovo)
- Kyara Muniz (Banana)
Estúdios de gravação: Onomatopeia (Recife/PE) e Nove Filmes (Recife/PE)
Trilha Musical
Composição, produção musical e mixagem: Carlinhos Borges
Voz solo e coros: Carol Levy
Violão e cavaquinho: Bozó das 7 cordas
Flauta, clarinete e clarinete: Henrique Albino
Com apoio de
