Indicadores de qualidade da educação infantil
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, elaborado pelo MEC, UNICEF, Undime, Fundação Orsa e Ação Educativa, são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática.

Existem, no Brasil, 116,5 mil escolas de educação infantil e uma cobertura de 8,5 milhões de matrículas de crianças de até 5 anos (Censo Escolar, 2017). Além de acesso, as crianças e suas famílias precisam contar com um atendimento educacional de qualidade.
Mas como deve ser uma instituição infantil de qualidade? Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática, envolvendo diferentes agentes da escola: crianças, professores(as), gestores(as), funcionários(as), familiares, representantes de organizações locais, entre outros.
Para apoiar esse processo de autoavaliação, o Ministério da Educação (MEC), com o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações da sociedade civil Fundação Orsa e Ação Educativa, elaborou um conjunto de materiais de fácil compreensão e adaptáveis para a realidade das distintas instituições de educação infantil presentes no Brasil.
A metodologia pode ser uma importante ferramenta para a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, mostrando-se potencialmente efetiva na capacidade de ampliação do diálogo entre a escola e os órgãos do sistema educacional.
A metodologia de autoavaliação escolar é composta por sete dimensões:
- Planejamento institucional;
- Multiplicidade de experiências e linguagens;
- Interações;
- Promoção da saúde;
- Espaços, materiais e mobiliários;
- Formação e condições de trabalho dos (as) professores (as) e demais profissionais;
- Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.