Geração que Move – 3ª edição
Adolescentes e jovens do Rio de Janeiro e de São Paulo desenvolvem propostas de intervenções e incidência para a garantia do direito à mobilidade

Os impactos do acesso à mobilidade no direito à cidade, na permanência na escola, na saúde mental e na inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens que vivem nas periferias são o tema central da terceira edição da iniciativa Geração que Move, que, em 2023, ocorre simultaneamente na Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, e na Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O direito à mobilidade segura e igualitária está diretamente ligado à garantia de outros direitos que devem ser garantidos para que crianças e adolescentes que vivem em grandes centros urbanos tenham uma vida por completo. A partir da mobilidade, é possível circular livremente acessando oportunidades de lazer, educação, saúde e cultura.
Neste ano, o Geração que Move soma-se às ações da #AgendaCidadeUNICEF e promove as atividades conduzidas pelos Núcleos de Cidadania de Adolescentes e Jovens (Nuca) da Cidade Tiradentes e da Pavuna, por meio dos quais adolescentes e jovens de 14 a 18 anos refletem sobre seus territórios, propondo soluções a estratégias de incidência, tendo como vantagem o conhecimento do cotidiano e das potencialidades da comunidade local.
A terceira edição do Geração que Move é uma iniciativa do UNICEF que tem como parceria estratégica a Fundação Abertis e como parcerias de implementação a organização Corrida Amiga e o Instituto Pombas Urbanas, em São Paulo, e o Centro de Promoção à Saúde (Cedaps), no Rio de Janeiro.
Histórias que inspiram

UNICEF/BRZ/Murillo Otavio

UNICEF/BRZ/Murillo Otavio
Kauan Raju, jovem de 18 anos, reflete sobre a mobilidade urbana do território da Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital paulista. Leia a história.

UNICEF/BRZ/Murillo Otavio

UNICEF/BRZ/Murillo Otavio