Fortalecimento das competências familiares

Para que cumpra bem seu papel, a família precisa ser apoiada e fortalecida. O UNICEF desenvolve uma série de estratégias para fortalecer as competências familiares na atenção às crianças de até 6 anos.

agente de saúde mostra álbum para mãe
UNICEF/BRZ/Chico Gadelha

Para o UNICEF, as famílias são o espaço natural e privilegiado para garantir que cada criança tenha assegurados seus direitos à saúde, à educação de qualidade, à igualdade, à proteção e à participação, com a absoluta prioridade determinada pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Competências familiares são os conhecimentos, saberes e habilidades somados à afetividade e a atitudes e práticas das famílias que facilitam e promovem a sobrevivência, o desenvolvimento, a proteção e a participação das crianças de até 6 anos.

Para que cumpra bem o seu papel, a família precisa ser apoiada e fortalecida. Essa tarefa exige o aprimoramento de comportamentos, habilidades e atitudes, desafio que o UNICEF vem enfrentado, junto com organizações governamentais e não governamentais.

Por isso, o UNICEF tem desenvolvido uma série de estratégias para fortalecer as competências familiares na atenção às crianças de até 6 anos, sempre em parceria com os governos, a sociedade civil, as empresas e as próprias famílias.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações.