ACREDITE! VOCÊ TEM O PODER DA MUDANÇA.
Click to close the emergency alert banner.

As desigualdades regionais

Seis das 27 unidades da federação apresentam mais de 90% das crianças e dos(as) adolescentes privados(as) de algum dos direitos analisados. Saiba quais são

Foto mostra um menino olhando para a câmera
UNICEF/BRZ/Gabriela Portilho

Em 2019, 6 das 27 unidades da Federação apresentavam mais de 90% das crianças e dos(as) adolescentes privados(as) de algum dos direitos analisados neste estudo. Apenas no Distrito Federal e em três estados do Sudeste, o percentual de privação de crianças e adolescentes foi inferior a 50% (confira o mapa).

Grande parte da privação dos direitos pode ser reflexo direto das condições econômicas regionais, com crianças e adolescentes abaixo da linha de pobreza monetária vivendo em estados com menor PIB per capita. Os dois mapas desta página apresentam dados que permitem entender melhor o impacto da renda na pobreza multidimensional. O primeiro mostra o percentual de crianças e adolescentes privados(as) de algum dos direitos listados anteriormente, incluindo rendimento (dimensão renda). O segundo expõe o percentual de crianças e adolescentes privados(as) de pelo menos um dos direitos listados anteriormente, exceto renda.

A comparação entre os mapas evidencia que os percentuais de privações não monetárias (segundo mapa) são mais baixos que os de privações que incluem renda (primeiro mapa) em todos os estados. Porém, a disparidade regional também é significativa no que se refere às privações não monetárias. Três estados, Amapá, Piauí e Rondônia, têm níveis acima de 90%, enquanto apenas São Paulo e Distrito Federal apresentam um percentual abaixo de 30%.

É relevante ainda que, entre os 49,8% de crianças e adolescentes com alguma privação não monetária, mais da metade sofria também de pobreza monetária. Por outro lado, entre os 38,5% de crianças e adolescentes pobres, mais de dois terços sofriam de alguma privação não monetária. Ou seja, o aumento nas privações de renda pode fazer com que crianças e adolescentes acabem sendo atingidos(as) por privações de direitos em outras dimensões.

mapa mostra Percentual de crianças e adolescentes com alguma privação (2019)
mapa mostra Percentual de crianças e adolescentes com alguma privação não monetária (2019)

Gráficos interativos

Nessa ferramenta interativa, você encontra dados sobre diferentes indicadores: Educação, Saúde, Proteção, Participação eleitoral, Água, saneamento e higiene e Política social. Também pode verificar a situação em cada unidade da Federação.

Cenários para o enfrentamento – Pará

Dificuldades no acesso à água e à rede de esgoto são alguns dos problemas encontrados pelas comunidades ribeirinhas e quilombolas no Pará. Trabalho infantil e acesso à escola na idade certa também são pontos de alerta no Estado. Conheça essa realidade.

Cenários para o enfrentamento – Recife

Com a pandemia, a fome voltou a ser uma realidade de muitas famílias. O período foi marcado, também, por dificuldades para garantir o direito ao aprendizado por conta da precariedade do acesso à internet para o ensino a distância. Veja os exemplos.

Cenários para o enfrentamento – Rio de Janeiro

O acesso à moradia é um dos grandes desafios das metrópoles brasileiras – como ocorre no Rio de Janeiro. A falta de empregos também faz com que muitas famílias tenham de sobreviver de trabalhos temporários e repasses do Bolsa Família. Entenda.