Crise na Síria
Após mais de uma década de conflito na Síria, as crianças continuam pagando o preço mais alto

Crise síria: o que você precisa saber
O que está acontecendo na Síria?
Mais de uma década de crise humanitária e hostilidades tiveram um impacto profundo na situação das crianças na Síria, em toda a região e além. Todas as crianças sírias foram impactadas por violência, deslocamento, laços familiares cortados e falta de acesso a serviços vitais causados pela devastação física maciça.
Quase 13 mil crianças foram mortas ou feridas desde o início do conflito. Enquanto isso, uma grave crise econômica, deslocamento em massa, uma infraestrutura de serviço público amplamente devastada e a pandemia de covid-19 deixaram mais de 14,6 milhões de pessoas necessitando de assistência humanitária, incluindo 6,5 milhões de crianças.
Como as crianças foram afetadas?
Para muitas crianças na Síria, a guerra é a única coisa que conhecem. Elas continuam a viver com medo da violência, minas terrestres e resíduos explosivos de guerra. Elas lutam com as cicatrizes físicas e psicológicas da guerra. Em 2021, um terço das crianças na Síria mostrou sinais de sofrimento psicológico, incluindo ansiedade, tristeza, fadiga ou problemas frequentes para dormir.
A guerra também trouxe uma das maiores crises educacionais da história recente, com toda uma geração de crianças sírias pagando o preço do conflito. As instalações educacionais estão sobrecarregadas e muitas escolas não podem ser usadas porque foram destruídas, danificadas, abrigam famílias deslocadas ou estão sendo usadas para fins militares. Em março de 2022, mais de 3 milhões de crianças sírias estavam fora da escola.
As crianças com deficiência carregam um fardo duplo quando se trata de violência, ameaças a sua saúde e segurança, fome, risco de abuso e perda de educação. A falta de mobilidade e a dificuldade em fugir do perigo agravaram ainda mais os desafios que enfrentam.
O que o UNICEF está fazendo para ajudar as crianças na crise síria?
Em toda a Síria e nos países vizinhos, o UNICEF e seus parceiros continuam trabalhando para proteger as crianças, para ajudá-las a lidar com o impacto do conflito. Isso inclui melhorar o apoio psicossocial para ajudar crianças e cuidadores a que se recuperem de traumas, bem como fornecer apoio e serviços para salvar vidas de crianças com dificuldades físicas e psicológicas.
Trabalhando com parceiros, o UNICEF continua fornecendo assistência humanitária, incluindo kits de higiene, água potável e triagem e tratamento da desnutrição. Para ajudar a prevenir a propagação da covid-19, o UNICEF e seus parceiros têm compartilhado mensagens e materiais de prevenção e conscientização sobre riscos.
Leia mais sobre o trabalho do UNICEF no país e os resultados alcançados.
Retrato da crise síria

Algumas notícias sobre a crise síria
O que o UNICEF está fazendo na Síria
O UNICEF e seus parceiros estão na Síria e em toda a região trabalhando para proteger as crianças e para ajudá-las a lidar com o impacto do conflito e a retomar a infância. Isso inclui melhorar o acesso aos serviços de educação e apoio psicossocial para ajudar crianças e cuidadores a se recuperarem de um trauma e para restaurar um senso de normalidade.
O UNICEF oferece assistência humanitária crítica, como vacinas e outros itens de saúde e nutrição em todo o país, incluindo o acesso a áreas de difícil acesso. Enquanto isso, o UNICEF e seus parceiros estão melhorando as instalações escolares, treinando professores e reparando instalações de água e saneamento.
Leia o apelo do UNICEF Ação Humanitária para Crianças Sírias 2022 (disponível somente em inglês).
Visite o site do UNICEF Síria (disponível somente em inglês).
Alguns resultados para as crianças na Síria em 2021
Em 2021, o UNICEF alcançou 11,3 milhões de pessoas, incluindo 7,3 milhões de crianças, com assistência humanitária em toda a Síria.
- O UNICEF forneceu assistência de saúde e nutrição a mais de 4,1 milhões de pessoas.
- As campanhas de vacinação contra a pólio alcançaram mais de 2,4 milhões de crianças, mantendo a Síria livre da pólio.
- O UNICEF equilibrou a prestação de serviços de emergência de água, saneamento e higiene com medidas de longo prazo para mitigar a degradação da infraestrutura de água e saneamento, atingindo 3,9 milhões de pessoas.
- As intervenções de proteção à criança alcançaram mais de 988 mil pessoas, com o objetivo de reduzir a violência, a exploração e o abuso e mitigar o impacto da atual crise nas crianças.
- O UNICEF e seus parceiros forneceram a quase 298.156 jovens oportunidades de desenvolvimento de habilidades e engajamento social em 13 províncias, em comparação com os 170 mil alcançados em 2020.
- O UNICEF apoiou 1,7 milhão de crianças em idade escolar que frequentam a educação formal e não formal, concentrando-se em meninas e meninos fora da escola.
- O UNICEF e seus parceiros forneceram serviços de saúde mental e apoio psicossocial a 220.892 crianças por meio de espaços amigos da criança e equipes móveis.
- A educação sobre o risco de munições explosivas alcançou mais de 874.400 crianças e 176.300 cuidadores.
- O Programa Integrado de Proteção Social para Crianças com Deficiência, iniciado em 2016, atingiu 11.639 crianças com deficiência em 2021.
- Desde o início do lançamento das vacinas contra a covid-19, a UNICEF entregou mais de 84,6 milhões de doses para a Síria e países vizinhos países por meio do mecanismo Covax.