Pfizer renova parceria com UNICEF em apoio à Busca Ativa Vacinal

Em seu segundo ano, parceria vai contribuir para o UNICEF ampliar a estratégia, que visa apoiar municípios do Norte e Nordeste para encontrar crianças com atraso vacinal ou não vacinadas, e garantir a imunização delas

30 outubro 2023

Brasília, 30 de outubro de 2023 – A Pfizer Brasil e o UNICEF renovaram por um período total de 21 meses a parceria estratégica em apoio à Busca Ativa Vacinal (BAV), estratégia do UNICEF para apoiar municípios na retomada da imunização infantil. Lançado em 2022, a partir de um projeto-piloto, a ação se expande com o foco principalmente na capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência social para encontrar crianças e adolescentes não imunizados ou com atraso vacinal nas regiões Norte e Nordeste, assim garantindo que sejam tomadas todas as medidas necessárias para que essa população complete sua carteira de vacinação e cresça protegida de doenças evitáveis.

Com o apoio de parceiros como Pfizer e Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a proposta da BAV é contribuir para que cada município trabalhe de forma intersetorial, reunindo representantes de diferentes áreas em prol da vacinação infantil. Para tanto, a BAV conta com formação online gratuita para profissionais de saúde, educação e assistência social. Desde o lançamento da iniciativa, mais de 24 mil profissionais foram capacitados.

A BAV conta, também, com uma plataforma digital, gratuita, para apoiar os agentes locais na identificação, no registro e no monitoramento de crianças não imunizadas. Até o momento, 1.497 municípios aderiram à estratégia, com 21.652 usuários cadastrados na plataforma. A partir da adesão, cada município se compromete a ampliar a imunização infantil.

“Por meio da estratégia de Busca Ativa Vacinal, o UNICEF vem trabalhando junto com os municípios, unindo áreas como saúde, educação e assistência social, em um esforço intersetorial, articulado, pela garantia do direito à saúde, protegendo crianças de doenças evitáveis”, diz Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

No Brasil, as coberturas vacinais vêm caindo desde 2015, colocando o País em alerta para o perigo do retorno de doenças evitáveis. O declínio das coberturas vacinais no Brasil deve-se a muitos fatores, incluindo um número crescente de crianças que vivem em ambientes de vulnerabilidade – onde o acesso à imunização é, muitas vezes, desafiador –, aumento da desinformação e desafios relacionados à covid-19, como interrupções de serviços e da cadeia de suprimentos.

“Temos orgulho de fazer parte desse projeto que proporciona um acesso mais equitativo à saúde, um propósito levado a sério pela Pfizer. A constante queda da cobertura vacinal infantil que temos enfrentado abre a porta para o retorno de perigosas doenças, como sarampo e poliomielite, que já foram consideradas eliminadas. Mas sabemos que a desinformação, as dificuldades de acesso e até a falta de tempo são grandes barreiras para retomada dessas taxas, por isso, estratégias como essa, de buscar ativamente o público-alvo, desempenham um papel tão importante”, destaca Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer.

Busca Ativa Vacinal
A Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma estratégia do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica – disponibilizada gratuitamente para municípios – e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal; acompanhar a situação vacinal da população alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras –, fortalecendo a rede de garantia de direitos. Para a iniciativa, o UNICEF conta com parceria estratégica da Pfizer e apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal.

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.