Calendário Nacional de Vacinação brasileiro
Vacinas oferecidas às crianças e aos adolescentes no Brasil e as doenças que elas previnem

Saiba quais são os imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI)
BCG – Protege contra formas graves de tuberculose: meníngea e miliar. É composta por uma bactéria viva atenuada e deve ser administrada uma dose única ao nascer, via intradérmica.
Hepatite B – Protege contra a hepatite B. É composta por antígeno recombinante de superfície do vírus purificado. Deve ser administrada, uma dose ao nascer, por via intramuscular, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade. Essa vacina é administrada para adolescentes e adultos também.
DTP+Hib+HB (Pentavalente) – Protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche, a Haemophilus influenzae B e a hepatite B. É composta de toxoides diftérico e tetânico purificados e bactéria da coqueluche inativada, oligossacarídeos conjugados do HiB e antígeno de superfície de HB. Três doses devem ser administradas, por via intramuscular, aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo recomendado de 60 dias entre as doses, sendo o mínimo de 30 dias.
Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada) – Protege contra a poliomielite. Composta de vírus inativado 1, 2 e 3. Administrada em três doses por via intramuscular, aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo recomendado de 60 dias, sendo o mínimo de 30 dias.
Pneumocócica 10 valente (Pncc 10) – Protege contra as pneumonias, meningites, otites e sinusites pelos sorotipos que compõem a vacina. É composta de polissacarídeo capsular de 10 sorotipos pneumococos. O esquema vacinal consiste na administração de duas doses, aos 2 e 4 meses de idade e um reforço aos 12 meses de idade, via intramuscular.
Rotavírus humano G1P1 (VRH) – Protege contra a diarreia causada pelo rotavírus. É composta por vírus vivo atenuado. Devem ser administradas duas doses, aos 2 e 4 meses de idade, por via oral.
Meningocócica C (conjugada) – Protege contra a meningite meningocócica tipo C. É composta por polissacarídeos capsulares purificados da Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Devem ser administradas, por via intramuscular, duas doses, aos 3 e 5 meses de idade e um reforço aos 12 meses.
Febre amarela (atenuada) – Protege contra a febre amarela. É composta de vírus vivo atenuado. Deve ser administrada, por via subcutânea, uma dose aos 9 meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Essa vacina é administrada para adolescentes e adultos também
Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada) – Protege contra a poliomielite. É composta de vírus vivo atenuado 1 e 3 e é administrada como reforço, por via oral, sendo o primeiro realizado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos de idade.
Difteria, tétano, pertussis (DTP) – Protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche. É composta de toxoides diftérico e tetânico purificados e bactéria da coqueluche inativada e é administrada como reforço, por via intramuscular, sendo o primeiro realizado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos de idade.
Sarampo, caxumba, rubéola (SCR) – Protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. É composta por vírus vivo atenuado. A primeira dose deve ser administrada, por via subcutânea, aos 12 meses de idade, e o esquema de vacinação deve ser completado com a administração da vacina tetra viral aos 15 meses de idade (corresponde à segunda dose da vacina tríplice viral e à primeira dose da vacina varicela). Essa vacina é administrada para adolescentes e adultos também
Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV) – Protege contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela. Composta por vírus vivo atenuado. Corresponde a segunda dose da vacina tríplice viral e primeira dose da varicela. Deve ser administrada aos 15 meses de idade por via subcutânea.
Hepatite A (HA) – Protege contra a hepatite A. É composta pelo antígeno do vírus da hepatite A, inativada. Deve ser administrada uma dose aos 15 meses de idade por via intramuscular.
Varicela – Protege contra a varicela. Composta do vírus vivo atenuado da varicela. Deve ser administrada, por via subcutânea, uma dose aos 4 anos de idade. Corresponde à segunda dose da vacina varicela, considerando a dose de tetra viral administrada aos 15 meses de idade.
Difteria, tétano (dT) – Protege contra a difteria e o tétano. Deve ser administrada, por via intramuscular, a partir de 7 anos de idade. Se a pessoa estiver com esquema vacinal completo (três doses) para difteria e tétano, administrar uma dose de reforço a cada dez anos, em caso de ferimentos graves após cinco anos da última dose. Essa vacina é administrada para adolescentes, adultos e idosos também.
Papilomavírus humano (HPV) – Protege contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante). Duas doses devem ser administradas, por via intramuscular, com intervalo de seis meses entre as doses, para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade e outros casos específicos.
Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) – Protege contra as meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, etc. Deve ser administrada uma dose via intramuscular em todos os indígenas a partir de 5 anos de idade sem comprovação vacinal com as vacinas pneumocócicas conjugadas. Essa vacina é administrada para idosos também e casos específicos.
Meningocócica ACWY (Conjugada) – Protege contra a meningite meningocócica sorogrupos A, C, W e Y. É composta de polissacarídeos capsulares purificados da Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, C, W e Y. Deve ser administrada uma dose via intramuscular para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade.
Difteria, tétano e pertussis acelular (dTpa) – Protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche. É composta de toxoides diftérico e tetânico purificados e bactéria da coqueluche, inativada. Deve ser administrada 1 dose para gestantes a partir da 20ª semana de gravidez, em cada gestação.
Influenza – Protege contra a influenza. É composta por composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. Deve ser administrada, por via intramuscular ou subcutânea profunda, uma ou duas doses durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conforme os grupos prioritários definidos no Informe da Campanha de cada ano
Covid-19 – Protege contra a doença covid-19 causada pelo Sars-CoV. Sua composição varia de acordo ao laboratório produtor, assim como a faixa etária para sua utilização. Devem ser administradas as doses da vacina monovalente e bivalente conforme informe técnico operacional de 2023 – Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis.
– Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis. Informe Técnico Operacional – Vacinação contra a covid-19. Brasília, fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/informes-tecnicos/2023/informe-tecnico-operacional-de-vacinacao-contra-a-covid-19/view. Acesso em 27/3/2023.
– Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis. Calendários de Vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao. Acesso em 28/03/2023