Degase realiza Semana do Bebê em parceria com UNICEF e TJRJ

Evento visa valorizar a primeira infância, além de refletir sobre os desafios da maternidade e paternidade na adolescência no contexto do cumprimento de medidas socioeducativas

17 Setembro 2019

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2019 – O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do Estado do Rio de Janeiro, recebe pela segunda vez, nos próximos dias 18 e 19/9, a Semana do Bebê, agenda proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com Estados e municípios.

A abertura do evento será nesta quarta-feira (18/9), às 13h30, na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, na Ilha do Governador, na capital fluminense. Participam da mesa de abertura representantes do UNICEF, Degase, Instituto Alana, Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (Cevij), Defensoria Pública e Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

No primeiro dia, será promovida uma ação de reconhecimento de paternidade por meio do projeto “Pai Presente”, da Corregedoria Nacional de Justiça. O projeto, atuante em unidades escolares e socioeducativas, tem o objetivo de estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem o registro.

O evento, que foi realizado pela primeira vez no Degase em 2016, tem o objetivo de valorizar a proteção da primeira infância e tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos serviços e políticas públicas. A intenção é mobilizar as unidades socioeducativas para que promovam atividades sobre a maternidade, paternidade e a primeira infância com os socioeducandos e suas famílias. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, paternidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Serão realizadas atividades com os socioeducandos no Centro de Socioeducação Dom Bosco (Cense Dom Bosco), no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC) e na Escola João Luiz Alves (EJLA).

Serviço
O quê: Abertura da Semana do Bebê
Quando: Quarta-feira 18 de setembro, às 13h30
Onde: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (Degase) – Estrada das Canárias, 569, Portão B – Galeão, Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ)

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (21) 98237 0856

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.