Ministério das Finanças apresenta banda desenhada sobre o Orçamento Geral do Estado

A acção cabe nas metas de literacia financeira e visa responder aos 11 compromissos com a criança

Heitor Lourenço
BD OGE
UNICEF/ANG-2022/Heitor Lourenço
14 Junho 2022

Luanda 14 de Junho de 2022 – O Ministério das Finanças, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizou hoje a apresentação pública da banda desenhada sobre o Orçamento Geral do Estado, destinada às crianças e adolescentes.

Trata-se de uma acção que permite ao Governo de Angola, e em especial ao Ministério das Finanças, reforçar a inclusão da criança na sua agenda de políticas públicas, de acordo com o Compromisso 11, sobre a Criança no Plano Nacional de Desenvolvimento e no Orçamento Geral do Estado. Na mesma senda, procura-se, com esta iniciativa, despertar nas crianças o interesse pelas finanças públicas para que se tornem, desde tenra idade, mais conscientes sobre o processo orçamental e o impacto da gestão das finanças públicas nas suas vidas e da comunidade em geral.

BD OGE
UNICEF/ANG-2022/Heitor Lourenço

A banda desenhada denominada “O Bolo de Todos Nós”, foi ilustrada e produzida pelo renomado cartoonista Sérgio Piçarra e conta com uma tiragem inicial de 10.000 exemplares a serem distribuídos em várias escolas do país. A mesma traz conceitos complexos sobre a Orçamentação abordados de forma simplificada e pedagógica, como o recurso de metáforas, para uma fácil compreensão das crianças e adolescentes.

O lançamento da banda desenhada é uma das várias actividades incluídas no plano de Cooperação Técnica entre o Ministério das Finanças (MINFIN) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que inclui também a realização de eventos de debates de carácter pedagógico, a divulgação do orçamento cidadão, a auscultação à sociedade civil sobre a proposta de orçamento e a elaboração de estudos e análises com enfoque na política orçamental e nas finanças públicas.

BD OGE
UNICEF/ANG-2022/Heitor Lourenço

O evento de lançamento da banda desenhada denominada “O Bolo de Todos Nós” contou com a presença das Ministras da Educação e das Finanças, Maria Luísa Grilo e Vera Daves de Sousa, respectivamente. Estiveram igualmente presente o Representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi, da Governadora Provincial de Luanda, o Administrador municipal do Cazenga e crianças de diferentes escolas do município do Cazenga.

BD OGE
UNICEF/ANG-2022/Heitor Lourenço
Ministra Vera Daves, no acto de apresentação do livro
BD OGE
UNICEF/ANG-2022/Heitor Lourenço
Ministra da Educação, Luísa Grilo, durante o acto de lançamento