Delegação da União Europeia e do UNICEF testemunham pagamento das Transferências Sociais Monetárias no Moxico

A delegação da UE e do UNICEF acompanha as actividades do projecto APROSOC com destaque para o pagamento das Transferências Sociais Monetárias, Valor Criança, que vai beneficiar mais de 12 mil crianças menores de 5 anos

14 Março 2022
TSM luena
UNICEF/ANG-2022/Heitor Lourenço

Luena, 14 de Março 2022 – Uma delegação da União Europeia e do UNICEF liderada pela embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen e pelo Representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi, realiza uma visita de trabalho a província do Moxico, com o principal objectivo de acompanhar as actividades do Projecto de Apoio à Protecção Social implementadas pelo Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher com o apoio do Governo Provincial.

A missão que terá a duração de 2 dias inclui o acompanhamento dos pagamentos das Transferências Sociais Monetárias dentro do projecto Valor Criança que deverá beneficiar mais de 12 mil crianças menores de 5 anos no município de Camanongue e na comuna de Lucusse, no Moxico.  

A visita de trabalho inclui também a constatação das actividades realizadas nos Centros de Acção Social Integrada (CASIs) e os projectos realizados por ONGs para o desenvolvimento das comunidades locais como é o caso dos Projectos Todos Unidos pela Primeira Infância, o projecto de produção de sabão e outros que aumentam na geração de renda das famílias.

No primeiro dia de trabalho delegação do UNICEF e da União Europeia foi recebida pelo Governador Provincial, Gonçalves Muandumba, tendo depois acompanhado do trabalho no ponto de pagamento das TSM no Tchitali, Luena e visitado  o Centro de Acção Social Integrado do Lucusse. Acompanham a missão as autoridades locais dos municípios do Camanongue e Moxico, bem como as organizações envolvidas nos programas de assistência social, Organizações Comunitárias, universidades e igrejas sem esquecer os parceiros implementadores do projecto como o Banco Sol.

Sobre o projecto Valor Criança

O projecto de Apoio a Protecção Social (APROSOC) conta com o financiamento  da União Europeia e é implementado pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) tendo o apoio técnico do UNICEF e do Consórcio de Empresas Louis Berger. O projecto inclui um programa piloto de Transferências Sociais Monetárias (TSM) denominado Valor Criança, como parte das suas acções para promover a Protecção Social como direito de todos os cidadãos.

O programa piloto das Transferências Sociais Monetárias está a decorrer em seis municípios das províncias-piloto do projecto APROSOC: Bié, Uíge e Moxico, onde actualmente já decorre o modelo da descentralização dos serviços de acção social, a Municipalização da Acção Social (MAS).

No caso da província do Moxico o referido projecto Valor Criança, cujo pagamento está a ser efectuado pelo Banco Sol, vai beneficiar nesta fase mais de 12 mil crianças provenientes de 6.342 famílias, saídas de 55 aldeias dos municípios de Lucusse e Camanongue.

Ao facilitar às famílias uma transferência monetária para as crianças, espera-se que estas recebam uma dieta melhorada, essencial para o seu quadro nutricional e desenvolvimento cognitivo, assim como aumentar o acesso a serviços essenciais, como o da saúde e protecção, entre outros, proporcionando um melhor ambiente familiar e mais oportunidades de realização dos Direitos de cada criança.

As famílias que estão a beneficiar do Valor Criança têm sido encorajadas a investir os valores no bem-estar da criança, nomeadamente na sua alimentação equilibrada, na sua saúde, na protecção (registo de nascimento), entre muitos outros, aumentando assim as oportunidades de futuro da criança.

Contacto para os media

Heitor Lourenço
Oficial de Comunicação
UNICEF Angola
Telefone: +244 936 836 015

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.