"Nós, somos mais do que isto e os nossos sonhos vão para além do que vocês possam imaginar"

Quero aproveitar esta oportunidade para pedir a todos aqueles que, realmente se importam com a nossa causa, a inclusão das pessoas com deficiência, para apoiar-me a transmitir esta mensagem.

Hipólito Nhamposse
"Nós, somos mais do que isto e os nossos sonhos vão para além do que vocês possam imaginar"
UNICEF/2022
16 Fevereiro 2022

MAPUTO, Moçambique – Eu sou um jovem com muitas ambições e sonhos, com uma vontade constante de aprender coisas novas. Tenho uma formação profissional em Jornalismo Móvel (Mobilie Journalism – MoJo) graças ao apoio da TV Surdo, uma organização moçambicana que acredita no potencial das pessoas com deficiência, pela qual sou correspondente provincial.

Olá, eu sou o Hipólito Nhamposse, tenho 21 anos de idade, vivo no Bairro Boquisso, uma zona suburbana da cidade de Maputo. Gosto do associativismo, sou membro da Associação de Jovens com Deficiência de Moçambique e Embaixador da Pessoa com Deficiência.

Diariamente uso o transporte público para me descolocar ao centro da cidade (20 km de distância), e é aí onde os desafios começam, os autocarros não possuem qualquer sistema de acessibilidade, os níveis de discriminação que sinto na pele são assustadores, por exemplo, alguns motoristas recusam-se a levar-me.

Uma área que que sou muito apaixonado e advogo é a educação das pessoas com deficiência. É que sem escola, sem uma educação, todas outras oportunidades para o nosso desenvolvimento são fechadas, não conseguimos socializar-nos, não conseguimos emprego, fica difícil formar família, por isso, não me canso, nas minhas actividades de advogar junto ao nosso governo e sociedade para a implantação de um sistema curricular que seja verdadeiramente inclusivo e de qualidade.

As oportunidades de emprego para pessoas com deficiência é outro problema que eu vejo na sociedade. Estamos cansados de ser vistos como pessoas que só trabalham com mecânica, serralharia ou corte e costura. Sim, porque são estas as únicas oportunidade de emprego que surgem para nós, principalmente para aqueles que são surdos, mas, vos digo - “Nós, somos mais do que isto e os nossos sonhos vão para além do que vocês possam imaginar” - por isso, as universidades começam a receber mais e mais pessoas com deficiência querendo frequentar o ensino superior, apesar de muitas destas instituições não estarem preparadas.

Quero aproveitar esta oportunidade para pedir a todos aqueles que, realmente se importam com a nossa causa, a inclusão das pessoas com deficiência, para apoiar-me a transmitir esta mensagem. Mensagem de quem tem esperança em ver as coisas mudarem em curto e médio prazo.