Crianças com deficiência: A história de Isabel Daniel

A pequena Isabel Daniel, de 7 anos de idade, não consegue andar, falar nem fazer grande parte das actividades que outras crianças da mesma idade fazem. Ela nasceu com Paralisia Cerebral.

Ilauda Manala e Cláudio Fauvrelle
A pequena Isabel Daniel, de 7 anos de idade, não consegue andar, falar nem fazer grande parte das actividades que outras crianças da mesma idade fazem. Ela nasceu com Paralisia Cerebral.
Light for the World/2020/Ilauda Manala
03 Dezembro 2020

Gorongosa, Sofala - A pequena Isabel Daniel, de 7 anos de idade, não consegue andar, falar nem fazer grande parte das actividades que outras crianças da mesma idade fazem. Ela nasceu com Paralisia Cerebral.

“Eu tenho 4 filhos e meu marido nos abandonou. Ele foi embora quando descobriu que a minha Isabel não era diferente dos outros bebés e que tinha uma deficiência. Ele nunca mais veio visitar os filhos, fiquei sozinha a cuidar deles,” contou Nina Costa, a mãe da Isabel.

Devido ao constante apoio que Isabel precisa, Nina não pode continuar a trabalhar na machamba, de onde vinha o principal sustento da família. Actualmente, a família sobrevive de pequenos negócios, mas a situação tende a piorar com os desafios trazidos pela pandemia da COVID-19.  “Eu tive de tentar de tudo para sustentar os meus filhos e ao mesmo tempo dar a atenção que a Isabel precisa, não é fácil ser mãe e pai, e pior agora que os negócios não estão a andar por causa do coronavírus.”

Hoje, Isabel é uma menina mais sorridente e ganhou um pouco mais de autonomia, porque recebeu uma cadeira de rodas personalizada que lhe permite maior mobilidade e interação com outras crianças da sua idade, para além de estar a beneficiar de reabilitação física continua, num trabalho conjunto da Light for the World e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio financeiro do Governo da Noruega.