Cadeira de Rodas e meios de compensação mudam a vida de pessoas com deficiência em Sofala

Mais de 80 pessoas com deficiência tem a sua vida melhorada através de meios de compensação oferecidos pela Light for the World em parceria com a UNICEF.

Iláuda Manala
Cadeira de Rodas e meios de compensação mudam a vida de pessoas com deficiência em Sofala
Light for the world/2019/Ilauda

27 Novembro 2019

Sofala, Moçambique - “Agora posso ser realmente autónomo. Era muito difícil me locomover e fazer as minhas actividades por que a cadeira que tinha estava muito velha e estava já a criar-me outra deficiência. Agora sou um novo homem,” disse Castigo, um jovem com deficiência. Mais de 80 pessoas com deficiência tem a sua vida melhorada através de meios de compensação oferecidos pela Light for the World em  parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A expectativa é que estes meios possam melhorar a mobilidade e autonomia das pessoas beneficiárias, principalmente depois da passagem do ciclone Idai em Sofala.

“É um sonho realizado. Por meios próprios não seria capaz de comprar uma cadeira dessas. Estou realmente muito feliz por que agora o meu filho vai poder frequentar a escola”, refere o pai de um dos beneficiários.

A grande diferença entre este lote de meios de compensação, se comparado com os outros, é a customização ou personalização das cadeiras de rodas para crianças, isto é, elas foram feitas sob medida para responder as necessidades específicas de cada criança, e em função das suas características.  No total foram distribuídas as comunidades de Búzi, Dondo e Beira, 53 cadeiras e triciclos (standard) para adultos e mais 28 cadeiras de rodas (personalizadas) para crianças.

Falando durante a entrega simbólica  dos meios de compensação no distrito de Dondo, em representação do UNICEF, Jequissene Alcolete, explicou que o trabalho não se cinge apenas na garantia dos meios de compensação, mas acima de tudo pretende-se garantir que as pessoas com deficiência tenham recursos e os meios para a sua mobilidade.

Segundo o Director Nacional da Light for the World, Zacarias Zicai, esta é uma iniciativa que vai continuar no âmbito da parceria entre a Light for the World e UNICEF no apoio às pessoas com deficiência.  “Com estes meios de compensação esperamos  melhorar  a qualidade da vida das pessoas com deficiência inseridos nos  programas de Reabilitação Baseada na Comunidade implementados nos distritos da Beira, Dondo e Búzi”, explicou.

Falando em nome do governo local o Administrador de Dondo, José Mutoromo, agradeceu a iniciativa e a parceria, reiterando que com estes meios as pessoas com deficiência vão conseguir se inserir na sociedade e melhorar as suas condições de vida, e recomendou que os beneficiários cuidassem muito bem dos meios de compensação, evitando igualmente a sua venda.