O Embaixador da Itália em Moçambique reúne-se com adolescentes e jovens de Cabo Delgado

16 Fevereiro 2024
O Embaixador da Itália em Moçambique reúne-se com adolescentes e jovens de Cabo Delgado
UNICEF Moçambique/2024/Miraldina Gabriel

Cabo Delgado, Moçambique - Durante uma visita a província de Cabo Delgado, o Embaixador de Itália em Moçambique, Sua Excelência Gianni Bardini, reuniu-se com Jovens Advogados do UNICEF, membros da Plataforma de Participação de Adolescentes e Jovens, e membros do Parlamento Infantil de Cabo Delgado. 

Numa conversa aberta com os jovens e adolescentes, foram abordados diferentes temas que preocupam as crianças, jovens e adolescentes de Cabo Delgado, dentre os quais, a questão de uniões prematuras, situação das crianças deslocadas por causa dos conflitos, a importância da participação dos jovens e adolescentes, a formação técnico profissional,  entre outros.

 

Como jovens, nos preocupa muito o facto de muitas crianças estarem fora da escola por conta dos conflitos armados, pois a escola é fundamental.

Lúcia Ntikula, Presidente da Plataforma de Adolescente e Jovens em Cabo Delgado.

Nos preocupa muito a questão da empregabilidade dos jovens, pois por falta de emprego,  mesmo tendo adquirido uma formação superior ou profissional, alguns jovens abraçam ao alcoolismo.

Suale Aly, Jovem Advogado do UNICEF em Cabo Delgado.

Nós, jovens aqui em Cabo Delgado, temos tido a oportunidade de participar de formações profissionais, mas ainda assim, nos faltam oportunidades de implementar estes conhecimentos que adquirimos durante a formação. A questão de experiência tem sido um grande desafio para nós, mesmo quando pensamos em empreender com os start-up kits que algumas vezes oferecem no final da formação.

Mariamo Álvaro, Jovem Advogada do UNICEF em Cabo Delgado.

Reagindo as preocupações dos jovens, o Embaixador da Itália em Moçambique, disse que é importante apoiar os jovens a ter seus próprios negócios e acompanhá-los nesse processo. Outro ponto defendido pelo Embaixador, foi a questão de existirem projectos que podem pagar as empresas para admitirem em estágios, jovens sem experiência, para que possam ter a oportunidade de aprender na prática.

Este encontro fez parte da agenda do Embaixador a quando da sua visita à Cabo Delgado para conhecer os projectos implementados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no distrito de Palma.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook