Trabalhando com o UNICEF e o PMA, a Itália promove o acesso sustentável a serviços essenciais na província de Cabo Delgado

Graças ao apoio financeiro da AICS no valor de 2 milhões de euros, o UNICEF está a prestar assistência crítica a crianças e famílias nas localidades de Palma Sede, Quitunda e Mute, através do reforço da prestação de serviços básicos.

16 Fevereiro 2024
Trabalhando com o UNICEF e o PMA, a Itália promove o acesso sustentável a serviços essenciais na província de Cabo Delgado
UNICEF Moçambique/2024/Guy Taylor

Cabo Delgado, Moçambique - Durante uma visita esta semana ao distrito de Palma, província de Cabo Delgado, o Embaixador de Itália em Moçambique, Sua Excelência Gianni Bardini, e o Chefe do Escritório Regional da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) em Maputo, Sr. Paolo Sertoli, visitaram os projectos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Programa Mundial para a Alimentação (PMA) das Nações Unidas apoiados pelo Governo de Itália. Estes projectos, que se centram na melhoria do acesso a serviços essenciais de nutrição, água, saneamento e higiene a crianças e famílias vulneráveis do distrito, estão a produzir resultados importantes.

Graças ao apoio financeiro da AICS no valor de 2 milhões de euros, o UNICEF está a prestar assistência crítica a crianças e famílias nas localidades de Palma Sede, Quitunda e Mute, através do reforço da prestação de serviços básicos. O UNICEF levou o acesso à água potável a oito escolas e sete comunidades através da construção de 15 furos, estando prevista a construção de mais cinco furos. Outros 15 furos foram reabilitados, assegurando um abastecimento de água fiável e sustentável, estando prevista a conclusão de mais 15 furos em 2024. Mais de 11.000 crianças em idade escolar receberam formação sobre práticas de higiene positivas e está em curso a construção de 11 blocos sanitários em três escolas. Trabalhando em estreita colaboração com o PMA, o UNICEF distribuiu mais de 2.000 kits de higiene, contendo material sanitário essencial, estando prevista a distribuição de mais 5.000 nos próximos meses. Foram realizadas 57 sessões de sensibilização, centradas na promoção de práticas de higiene positivas, atingindo mais de 22.000 pessoas, o triplo do número inicialmente previsto. Além disso, mais de 3.600 pais e prestadores de cuidados receberam aconselhamento sobre alimentação de bebés e crianças pequenas e quase 2.000 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 59 meses receberam suplementação de vitamina A. A estação de Rádio Comunitária de Palma está a ser reabilitada e equipada, permitindo-lhe retomar a produção e a emissão de spots e programas de rádio, incluindo actividades de promoção da saúde.

"O generoso apoio da Itália tem sido fundamental para os importantes resultados que o UNICEF, trabalhando em estreita colaboração com o PMA e em apoio ao Governo de Moçambique, tem conseguido obter para as crianças e famílias nesta área. As populações de Palma e do norte de Cabo Delgado foram duramente afectadas pelo conflito e pela crise climática. Ao assegurar o seu acesso sustentável a estes serviços críticos - água potável, saneamento, higiene e nutrição - estamos a ajudar a construir a sua resiliência a choques e a promover o bem-estar e desenvolvimento das comunidades," disse Maria Luisa Fornara, Representante do UNICEF em Moçambique.

Graças a uma generosa contribuição da AICS de 1 milhão de euros, o PMA tem trabalhado para restabelecer os meios de subsistência e ajudar a reactivar as economias locais afectadas pela insegurança e pela deslocação no distrito de Palma, Cabo Delgado. Cerca de 10 mil deslocados e membros da comunidade local estão a beneficiar desta intervenção. As actividades contribuíram para melhorar a segurança alimentar, a conservação agrícola, a nutrição e o empoderamento das mulheres entre as famílias e comunidades visadas, seleccionadas em conjunto com o UNICEF numa abordagem integrada para garantir um maior impacto. O PMA forneceu kits de pesca (por exemplo, barcos, motores para barcos, coletes salva-vidas, caixas de pesca, caixas térmicas, redes de pesca); insumos para a produção de culturas que incluem sementes e materiais de plantação de culturas socio-ecologicamente adequadas; e pacotes de recuperação precoce para produzir alimentos ricos em nutrientes através de irrigação baseada em energia solar e pilotos de hidroponia.

"Uma boa nutrição é tanto um resultado como um determinante de indivíduos, agregados familiares, comunidades e sistemas resilientes", diz Antonella D'Aprile, Directora Nacional e Representante do PMA em Moçambique. "Em reconhecimento disto, e graças ao apoio da Itália ao Governo de Moçambique, o PMA e o UNICEF criaram um ambiente propício para fortalecer a segurança alimentar, a nutrição e a saúde das populações vulneráveis e afectadas por conflitos."

A AICS e o Governo Italiano estão a prestar ajuda humanitária e a apoiar iniciativas de desenvolvimento na Província de Cabo Delgado. Trabalhando em conjunto com as agências da ONU e as ONG italianas, a AICS está a prestar assistência às pessoas deslocadas, ao mesmo tempo que promove o turismo e as oportunidades económicas. Os esforços incluem o lançamento do Plano de Gestão e Negócios para a Reserva da Biosfera das Quirimbas, em Agosto de 2023, o apoio à comercialização do Café do Ibo e a promoção da reconstrução de locais emblemáticos do património cultural, como o Forte de São João Baptista, no Ibo. Estas iniciativas visam promover o crescimento económico, o desenvolvimento sustentável e a resiliência na província.

"Cabo Delgado é uma prioridade máxima para nós", afirmou Paolo Enrico Sertoli, Director da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, Escritório Regional em Maputo.

"Juntamente com os nossos parceiros, estamos empenhados em desbloquear o potencial da província e lançar as bases para o desenvolvimento sustentável. Como exemplo, após a adesão de Moçambique à Organização Internacional do Café (OIC) em 2023, temos estado activamente empenhados em apoiar a comercialização do café do Ibo. "Através da iniciativa MAIS Valor, 145 produtores de café receberam formação em marketing e processamento de café, capacitando as comunidades locais e promovendo o crescimento económico."

"Esta visita de campo permite-nos testemunhar em primeira mão o progresso que está a ser alcançado através dos nossos projectos em Cabo Delgado, ao mesmo tempo que alinhamos as nossas prioridades com as agências da ONU, o Governo de Moçambique e a sociedade civil", enfatizou Gianni Bardini, Embaixador da Itália em Moçambique. "Está em linha com a nossa missão anterior, realizada em Outubro de 2023, onde, juntamente com os nossos parceiros, explorámos formas de apoiar ainda mais a província de Cabo Delgado".

 


Sobre o PMA

O Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo que salva vidas em situações de emergência e utiliza a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para as pessoas que estão a recuperar de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.

Siga o PMA no X, antigo Twitter, através de @wfp_media @wfp_mozambique @wfp_SAfrica

 

Acerca da AICS

A Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) é o braço operacional do sistema de Cooperação Italiana e pretende actuar como protagonista da erradicação da pobreza, da redução das desigualdades, da afirmação dos direitos humanos e da promoção da paz em Moçambique e nos países em desenvolvimento.

Siga a AICS no Facebook (@AICScooperazionemaputo), X/Twitter (@aicsmaputo), LinkedIn (italian-agency-for-development-cooperation-office-in-maputo), Instagram (@aicsmaputo)

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook