Entrega de 3 Sistemas de Abastecimento de Água Multiuso, beneficiando cerca de 5mil pessoas no Distrito de Buzi

Com estes 3 sistemas, cerca de 5 mil pessoas passam a ter acesso a água potável próximo das suas casas.

27 Maio 2024
Com estes 3 sistemas, cerca de 5.000 pessoas passam a ter acesso a água segura próximo das suas casas
UNICEF Mozambique/2024/Domingos Chiconela

Buzi, Sofala - Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), foram entregues no dia 23 de Maio de 2024, 3 sistemas de abastecimento de água solar  multiuso no Distrito de Buzi, na província de Sofala, sob a orientação de Sua Excelência Lourenço Ferreira Bulha, Governador da Província de Sofala.

Os sistemas solares multiuso tem um total de 13 fontenárias localizadas de modo a beneficiar famílias distantes, e 3 lavandarias comunitárias com 4 ceias cada.

Com estes 3 sistemas, cerca de 5 mil pessoas passam a ter acesso a água potável próximo das suas casas, ganhando mais tempo para realizar outras atividades de sustento familiar e as raparigas terão mais tempo para se dedicarem ás actividades escolares.

A construção e inauguração destes sistemas de abastecimento de água constitui parte dos esforços que o UNICEF vem desenvolvendo em parceria com o Governo e outros parceiros para fazer face e mitigação do impacto das mudanças climáticas, cujos efeitos nefastos tem sido cada vez mais sentidos com ciclones, secas e inundações cíclicas que tem afectado o país duma forma geral. 

Ainda a refazer-se dos efeitos do ciclone Idai, o Distrito de Buzi sofreu outros eventos extremos, como cheias, que tem como consequências as doenças diarreicas como a cólera. Os efeitos desta doença ainda se fazem sentir na província de Sofala, particularmente no Distrito de Nhamatanda, onde ainda ocorrem casos isolados.

Estes 3 sistemas, fazem parte de um conjunto de acções que o UNICEF, com contribuição financeira da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em parceria com a Direcção Provincial de Obras Públicas de Sofala, vem desenvolvendo com vista a melhoria da situação de abastecimento de água, saneamento e higiene na província, como parte dos esforços de recuperação pós-Idai. Por isso, os 3 sistemas inaugurados estão localizados nos locais de reassentamento das populações, nomeadamente em Guara-Guara e Estaquinha.

Com estes 3 sistemas, fica concluído o conjunto de 8 sistemas solares multiuso então planificados para as comunidades rurais no âmbito da recuperação pós-Idai na província de Sofala, nomeadamente a companhia do Buzi, Muzimbite, Matenga, Chirassicua, Estaquinha, Massane I, Massane II, e Covimbe. Estes sistemas beneficiam um total de 25,000 pessoas.

Intervindo no acto da inauguração destes sistemas, o Governador da Província de Sofala agradeceu o apoio do UNICEF e da USAID no financiamento e apoio técnico na construção destes sistemas, comprometeu-se a envidar esforços para a adequada operação e manutenção através da Direcção Provincial de Obras Públicas de Sofala (DPOP) e Serviços Distrital de Planeamento e Infraestutura (SDPI) e apelou as comunidades a cuidarem das infra-estruturas para que durem mais tempo e contribuam para a saúde da comunidade, em particular das crianças.

Intervindo no acto da entrega destas infra-estruturas, Domingos Chiconela, em representação do escritório do UNICEF em Sofala, encorajou as comunidades beneficiárias a elaborarem e implementarem planos de segurança de água para assegurar o consumo consistente de água potável. Encorajou igualmente ao Governo da província que continue a envidar esforços, com vista a garantir a manutenção e sustentabilidade das infra-estruturas de abastecimento de água, bem como na melhoria das condições de saneamento e práticas de higiene para a saúde pública, e das crianças em particular. 

O UNICEF reitera o seu compromisso em continuar a apoiar os esforços do Governo na melhoria do acesso a água, saneamento, e boas práticas de higiene nas comunidades, escolas, e unidades sanitárias, de modo a garantir que o país alcance até o ano 2030, as metas  dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam assegurar um acesso universal destes serviços.

S. Exc.  Senhor  Lourenço Ferreira Bulha, Governador da Província de Sofala.
UNICEF Mozambique/2024/Domingos Chiconela

"Agradeço o apoio do UNICEF e da USAID no financiamento e apoio técnico na construção destes sistemas e apelo as comunidades a cuidarem das infra-estruturas para que durem mais e contribuam para a saúde da comunidade e em particular das crianças," disse Lourenço Ferreira Bulha, Governador da Província de Sofala, inaugurando um sistema de abastecimento de água solar multiuso no Distrito de Buzi, na província de Sofala.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook