Cabo Delgado conta com mais 220 Comunidades Livres do Fecalismo a Céu Aberto

02 Janeiro 2024
Cabo Delgado conta com mais 220 Comunidades Livres do Fecalismo a Céu Aberto
UNICEF Moçambique/2023

Cabo Delgado, Moçambique - Pelo menos 220 comunidades pertencentes aos Distritos de Metuge, Ancuabe, Chiúre, Namuno, Balama e Montepeuz, foram declaradas livre do Fecalismo a Céu Aberto (LIFECA) em 2023, no âmbito do Programa Participação e Educação Comunitária (PEC).

Implementado pelo Governo da Província de Cabo Delgado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), financiado pelo United Nations Office for Project Services (UNOPS) e pelo German Development Bank (KFW), o programa tem como principal objectivo despertar as comunidades rurais sobre a necessidade de mudança de hábitos e comportamentos, adopção de boas práticas de higiene e saneamento e abandono da prática do fecalismo a céu aberto, por constituírem grandes riscos a saúde pública, e principalmente para a saúde das crianças que são mais vulneráveis.  

Por ser uma abordagem totalmente liderada pela própria comunidade, os membros destas 220 comunidades ficaram muito felizes por, de forma unida, atingirem o estatuto de Comunidade LIFECA. E agora que entendem a responsabilidade que têm para a manutenção do bem-estar de todos na comunidade, o seu desejo é continuar a adoptar bons hábitos de saneamento e higiene, esforçando-se para elevar o nível de saneamento nas suas comunidades, de forma a contribuir para o alcance de metas mais ambiciosas como por exemplo, tornarem-se Localidade ou Posto Administrativo LIFECA.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook