Tire suas dúvidas
Você é nosso doador ou nossa doadora? Tem dúvidas?

1 – Para onde vai a minha doação?
Ao se tornar um Amigo da Criança, você ajudará projetos e ações do UNICEF que beneficiam crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Ao se tornar um doador mensal do UNICEF, sua doação também vai compor o fundo comum para a ajuda internacional de emergência a vários países onde o UNICEF atua. Dessa forma, estamos sempre prontos para responder às várias emergências globais.
2 – De onde vêm os recursos do UNICEF?
Os recursos do UNICEF provêm de contribuições voluntárias feitas por pessoas físicas e jurídicas e organizações.
3 – Como é feita a prestação de contas com os doadores?
Visando a transparência de nossas ações, os doadores do UNICEF recebem anualmente, o recibo com o total de suas doações no ano anterior e, também, um relatório sobre a aplicação dos recursos e instituições apoiadas. Além disso, periodicamente enviamos boletins impressos e notícias por e-mail para facilitar o acompanhamento por parte dos doadores. Confira o Relatório Anual mais recente aqui.
Como uma Agência de Desenvolvimento das Nações Unidas, recebemos auditorias periódicas, tanto internas (efetuadas pela sede) como externas (por empresas de auditoria independentes internacionais). Nosso objetivo é ser transparente com nossos doadores e com a sociedade, otimizando recursos e garantindo o bom exercício da implementação, monitoramento e avaliação dos programas que executamos.
4 – Como posso atualizar minhas informações?
Para atualização de dados de contato como endereço, e-mail ou telefones, utilize nosso formulário disponível neste link.
Para atualizações exclusivamente de dados de pagamento (bancários ou cartão de crédito): Ligue gratuitamente para 0800 605 2020 (em horário comercial) ou envie uma mensagem de WhatsApp 61 98124-0564.
Se preferir, ligue gratuitamente para 0800 605 2020 (em horário comercial) ou envie um e-mail para amigodacrianca@unicef.org ou uma mensagem de WhatsApp 61 98124 0564.
5 – Minha doação pode ser deduzida do Imposto de Renda?
Infelizmente, não. Apesar de apoiarmos diversos projetos que ajudam milhares de crianças e adolescentes, as doações ao UNICEF no Brasil não são beneficiadas pelas regras do Imposto de Renda (assim como a de muitas outras importantes instituições que atuam no Brasil).
Dessa maneira, atualmente, as doações feitas ao UNICEF, seja por pessoas físicas, seja por pessoas jurídicas, infelizmente, não podem ser deduzidas do Imposto de Renda devido, nem mesmo consideradas pelas empresas como despesa operacional.
Por isso mesmo, reconhecemos, valorizamos e agradecemos profundamente a sua colaboração e de todos os nossos doadores.
6 – O UNICEF está em ruas, empresas ou eventos com pessoas da instituição para captar recursos?
Sim! As equipes de captação do UNICEF estão presentes nas principais capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Você poderá encontrar nossos captadores nas ruas de maior fluxo da sua cidade assim como em espaços parceiros, que abrem as portas para nosso trabalho, como redes de supermercados, shoppings e até mesmo parques e livrarias.
Nossos captadores estão sempre uniformizados e identificados formalmente. O nosso convite é para que as pessoas abordadas se tornem doadores mensais. Para a segurança de todos e transparência na operação, não aceitamos doações em dinheiro ou em espécie.
7 – O UNICEF aceita doações de itens como roupas, alimentos, medicação ou brinquedos?
No momento, não. É que o UNICEF no Brasil não tem como financiar os gastos com transporte para o envio de roupas, cobertores, brinquedos, etc., doados para quaisquer instituições que apoiamos localmente. Nosso orçamento já está comprometido com o apoio direto às ações dos projetos e suas necessidades. Sugerimos que sejam contatadas diretamente as instituições que apoiamos e negociado entre ambos a oferta desses materiais a ser doados. Saiba quais são as instituições apoiadas consultando nosso Relatório Anual na aba instituições apoiadas.
8 – O UNICEF faz parcerias com pessoas jurídicas e/ou empresas?
9 – O UNICEF aceita voluntários no Brasil?
Sim, temos um programa de voluntariado nacional que o UNICEF Brasil lançou em 2020 – programa de voluntariado #tmjUNICEF – que recrutou voluntários digitais para ajudar nas suas ações de comunicação. No momento, os grupos já estão formados, mas você pode conferir as atividades nas redes sociais acompanhando a hashtag #tmjunicef. Caso você tenha interesse de ser avisado de futuras seleções ou receber informações sobre nosso projeto, favor enviar e-mail para tmj@unicef.org.
Além disso, a ONU possui o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), sobre o qual você pode se informar mais no site https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/unvpnud. Você ainda pode seguir a página do Programa de Voluntários pelo Facebook.
Existe também uma modalidade de voluntariado online das Nações Unidas, que pode ser especialmente útil neste período que estamos vivendo: https://www.onlinevolunteering.org/en
Outra sugestão seria procurar diretamente as instituições que apoiamos técnica e financeiramente para que você entre em contato com a que estiver mais próxima de sua localidade e verificar a possibilidade de fazer parte como voluntário do trabalho que desenvolvem. A lista completa das instituições apoiadas está em nosso Relatório Anual.
Em alguns momentos, também temos a oportunidade de trabalho (vaga ou posto temporário, consultoria e estágio) em nossos escritórios no Brasil, que são divulgadas aqui no nosso site.
10 – Posso indicar amigos para que sejam doadores?
11 – Doadores podem visitar um projeto do UNICEF no Brasil?
Você, doador, pode, sim, visitar um dos projetos ou atividades que apoiamos que estejam mais perto da sua região, muito embora, espero que compreenda, o UNICEF não possa arcar com custos de transporte para tal. Envie um e-mail com seus dados de doador para amigodacrianca@unicef.org e vamos combinar essa oportunidade para você.
12 – Como posso cancelar minha doação ao UNICEF?
É uma pena que esteja pensando em nos deixar. Muitas crianças ainda contavam com você. Queremos reforçar que sua ajuda é fundamental para manter projetos que levam uma vida melhor para elas e, ainda, para que possamos garantir resposta imediata às emergências internacionais com ajuda humanitária para milhares de famílias. Mas, se essa for mesmo a sua decisão, você pode ligar gratuitamente para 0800 605 2020 (9h às 21h) para pedir esse cancelamento diretamente a uma de nossas colegas. É mais rápido e seguro para você. Lembramos que você pode apenas reduzir o valor de sua doação e ainda continuar ajudando, sem pesar no seu orçamento. Ou pode optar por uma suspensão temporária de sua colaboração, retornando daqui a algum tempo, quando for melhor para você.
13 – Quero ajudar mais. Como posso aumentar o valor da minha doação ao UNICEF?
Muito obrigado por querer ajudar mais crianças com a sua doação. Sua solidariedade é mesmo incrível. Para aumentar o valor, por favor, informe para gente por estes canais:
E-mail: amigodacrianca@unicef.org – Enviando seu nome completo, CPF e novo valor da doação.
WhatsApp: mande um “oi” para 61 98124 0564 e escolha a opção de aumento de doação do nosso BOT.
Telefone: ligue para 0800 605 2020 (horário comercial) e informe para uma das nossas colegas.
A alteração será feita em até 72 horas e o novo valor já seguirá em sua próxima contribuição mensal.
14 – Já sou doador e quero ajudar de outras formas. O que mais posso fazer para ajudar as crianças?
Obrigado por estar conosco ajudando as crianças. Sua doação já é muito importante para todos nós e é muito bom saber que você tem vontade de ajudar um pouco mais de outras formas.
Na verdade, você pode, sim, reforçar essa ajuda de algumas maneiras:
- Denuncie alguma violação dos direitos das crianças. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, Disque 100. Para violências contra mulheres e meninas, Disque 180. As ligações são gratuitas e você não precisa se identificar;
- Compartilhe nossas campanhas e notícias. Todos os meses, enviamos notícias para você por e-mail e o link para nossos informativos e campanhas. Além desses materiais, você pode seguir o UNICEF nas redes sociais para facilitar esse compartilhamento: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.
- Convide seus amigos e familiares para fazer uma doação. Seu exemplo conta muito. Acreditamos que eles vão se sentir motivados a participar também. Convide-os para que acessem www.unicef.org.br e juntem-se a nós; e/ou
- Escolha presentes solidários. Algumas pessoas aproveitam seus aniversários, casamentos e outras ocasiões especiais para trocar o tradicional presente que receberiam de seus amigos por uma doação ao UNICEF. Se essa for uma opção para você, fale novamente conosco e vamos lhe enviar as orientações para que você possa mandar uma URL exclusiva para seus convidados. Todas as doações são feitas diretamente online e eles receberão um recibo do UNICEF.
15 – Quando receberei o recibo da minha doação?
Depende. Se você fez uma doação única, receberá um recibo alguns dias após a contribuição ser registrada. Se você escolheu ser um Amigo da Criança e faz doações mensais, receberá o recibo anual com o montante de todas as doações somadas no começo de cada ano.
16 – O UNICEF vai divulgar meu nome e dizer, para outras pessoas, que sou doador?
Não. Sobre divulgar o nome das pessoas que nos apoiam, informamos que isso só é feito com a devida autorização escrita do doador e para fins de ilustrar o apoio ao nosso trabalho quando preparamos conteúdos como frases e sugestões em nossos materiais de comunicação e de divulgação do programa.
Também costumamos convidar os doadores a participar de eventos e campanhas quando realizados em suas cidades, mas essa participação também é livre e não implica divulgação a terceiros.
17 – Posso fazer uma doação em nome dos meus filhos/sobrinhos/netos/afilhados?
Sim. Que decisão legal a sua, de realizar as doações em nome de outra pessoa que ainda não tem idade para fazer isso.
Você pode, sim, fazer as doações em nome deles, mas para isso precisar preencher uma autorização por escrito. Envie-nos um e-mail para amigodacrianca@unicef.org e vamos orientar você.
18 – Recebi um boleto, e agora? É mesmo do UNICEF?
Fique tranquilo. Sim, nós estamos trabalhando com algumas campanhas especiais que permitem a forma de pagamento no boleto bancário. No entanto, o boleto é uma sugestão de doação ao UNICEF. Nenhum dos nossos boletos gera uma cobrança obrigatória, nem incide juros, multas ou efeito de protestos. Sua doação é espontânea. Seu boleto segue pelo correio, mas você vai conseguir visualizá-lo também online em sua conta bancária como solicitação de débito direto autorizado (DDA). Essa é uma prática do sistema financeiro que ocorre automaticamente, devido às novas regras do Banco Central. O documento eletrônico chega mais rápido do que a correspondência impressa, mas, não se preocupe, ele só pode ser descontado se você realmente pagar ou autorizar eletronicamente esse pagamento. E também não pode ser pago duas vezes. Nenhum débito será feito em seu nome sem a sua autorização e, depois de um tempo, essa solicitação vai desaparecer do sistema. Se tiver qualquer dúvida, fale com a gente.
19 – O UNICEF está em acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados?
Sim, com toda certeza. 😊 Bem antes das discussões sobre o tema, nós já seguíamos uma política restrita de abordagem e envio de material promocional para a sociedade. A partir de agora, nossos sites estarão reforçando a necessidade de consentimento para coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais, bem como do uso de informação de contato para envio de comunicação. Ou seja, você recebe somente as informações que realmente optou por receber.
Ainda assim, continuamos com a nossa campanha de “indique um amigo”, então pode ser que algum de nossos doadores peça para gente enviar a você uma novidade ou encaminhe diretamente para você alguma notícia sobre os nossos projetos pelas crianças. Fique à vontade para ler ou descartar se não for exatamente o que você queria.
20 – Quais formas de pagamento são aceitas para eu fazer a minha doação?
Para doar é fácil e você pode escolher entre as formas abaixo:
Doação mensal
- Cartão de crédito: Mastercard, Visa, Elo e Amex.
- Débito em conta corrente: Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú (Obs.: os três últimos pedem a confirmação eletrônica do débito em sua conta).
Cliente Santander: Suas doações precisam ser feitas pelo cartão online, o mesmo que você usa para compras na internet. Peça para o banco se ainda não tiver o seu vinculado à sua conta Santander. https://www.santander.com.br/cartaoonline
As formas de pagamento podem ser diferentes para cada campanha.
Doação avulsa
- PIX: para doadores já participantes, é possível fazer pagamento adicional informando nossa chave brzbradesco@unicef.org (no entanto, é necessário encaminhar o comprovante para amigodacrianca@unicef.org informando CPF ou código de doador).
- Boleto bancário: Modalidade exclusiva para doadores de nossa mala direta postal.